Prefeitura de Meriti prepara coleta seletiva no município com início pelo bairro Grande Rio
Com um caminhão destinado somente para a coleta seletiva, o projeto acontecerá todas as quintas-feiras e em breve será expandido para outras regiões
A Prefeitura de São João de Meriti, através das Secretarias Municipais de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal; de Obras e de Serviços Públicos, inaugurou oficialmente na terça-feira (16/06) a coleta seletiva na cidade. A cerimônia de implantação foi realizada no gabinete do prefeito Léo Vieira.
Inicialmente prevista para ocorrer no bairro Grande Rio, a coleta seletiva acontecerá na localidade todas as quintas-feiras, a começar pela próxima (18/06), e em breve será expandida para outras regiões do município. Um caminhão novo foi disponibilizado para a iniciativa. A coleta em Meriti faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que por sua vez é exigido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O prefeito Léo Vieira comemorou mais um avanço de melhoria para o meio ambiente e destacou que a limpeza urbana também precisa ser uma responsabilidade da sociedade.
“A limpeza urbana é um desafio que vamos vencer. A coleta seletiva é importantíssima e fundamental para que possamos ter uma cidade limpa e precisamos de uma sociedade com esse entendimento ao nosso lado. A Prefeitura faz e tem feito a limpeza, mas a população precisa descartar corretamente o seu lixo no horário e no local adequado”, ressaltou Léo Vieira, acompanhado da vice-prefeita, Dra. Letícia Costa.
Sustentabilidade e desenvolvimento locais
Os secretários municipais Antonio Marcos Barreto (Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal) e Pedro Basilio (de Obras) comentaram sobre os benefícios de remoção e manejo de resíduos de forma eficiente.
“Pela primeira vez em São João de Meriti há uma política pública como esta, da coleta seletiva. É uma gestão de resíduos eficiente e com o apoio de cooperativas de catadores, vamos melhorar cada vez mais a qualidade de vida do meritiense e também do ambiente”, frisou Antonio Marcos.
“É o primeiro passo para a gente transformar o município todo. Teremos mais sustentabilidade e suporte econômico aos trabalhadores que irão selecionar os produtos que a cooperativa pode usar”, acrescentou Pedro Basilio.
“A coleta seletiva vai reduzir o volume de lixo da nossa cidade, vai gerar mais emprego e renda e dar mais dignidade para os catadores”, concluiu Charles Machado, da cooperativa Recicla Meriti, que junto de Josias Pereira, da cooperativa Coop Três Pontes, serão os dois pontos que farão a segregação dos resíduos ao recebê-los.

