Prefeitura de Maricá promove sexta edição do “Bailarin Fest”
As apresentações de dança acontecem até domingo (03/09) com profissionais dos mais variados estilos, sempre na Praça Tiradentes, em Araçatiba
A Secretaria de Cultura de Maricá promoveu na noite desta sexta-feira (1º/09), data em que se comemora o Dia do Bailarino, o primeiro dia da sexta edição do evento de dança “Bailarin Fest”, na Praça Tiradentes, em Araçatiba. O evento acontece até domingo (03/09) com apresentações de diversas performances de dança, individuais e de grupo, nos mais diferentes estilos, passando pelo clássico e pelas coreografias mais populares.
“Me emociono sempre que recordo do primeiro Bailarin Fest, em 2017, pois é a mesma alegria. Estamos bem felizes em poder estar realizando esse evento nessa praça linda. Obrigada a todos os envolvidos. Agradeço a cada um que destinou um tempinho para apreciar essa linda arte que é a dança”, disse o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
O evento, que já está fixado na agenda cultural cultural da cidade, reúne anualmente mais de uma centena de artistas e já contou com a participação de nomes consagrados mundialmente.
A abertura na noite de sexta-feira teve apresentações de três companhias especialmente convidadas: a premiadíssima Focus Cia. de Dança, a Cia. Bemo, com Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, junto a Manuela Roçado, e a Cia. Tereza Petsold, primeiro grupo de dança profissional da Baixada Fluminense.
Para a deputada estadual Rosângela Zeidan, o evento mostra o compromisso da cidade com a arte. “Estar aqui, podendo apreciar a arte de forma gratuita para o povo, é lindo demais. Nossa cidade tem um diferencial e valoriza a cultura, a arte e todos os movimentos culturais. Isso é algo que não tem preço”, comentou.
O festival tem o objetivo de promover grupos e escolas de dança da cidade, além de estabelecer um intercâmbio cultural com outras cidades, criando-se, assim, espaços para outros artistas mostrarem os seus trabalhos.
Para a moradora de Itaipuaçu Marluce Oliveira,de 56 anos, o evento consegue transmitir a essência de cada estilo de dança. “Estou amando e com toda certeza vou voltar amanhã. Amo a arte e as coisas que ela representa. Amo a dança. Que evento lindo!”, falou a praticante de jazz.
Programação acontece neste sábado (02/09)
Neste sábado (02/09) e domingo (03/09), os espetáculos acontecem às 14h e às 19h. O primeiro horário está reservado para as escolas e academias de dança do município e adjacências; e o segundo para companhias convidadas pelo festival a estarem no palco, como Grupo Movimento, Nós da Dança, Petite Danse, Filhos do Samba e Samballet da Inclusão. O encerramento do evento ficará por conta da Escola de Samba União de Maricá.
Bailarin Fest
Na edição de 2022, o projeto contou com 13 companhias de dança e a participação de cerca de 130 artistas, de diferentes cidades, mostrando a versatilidade dos diferentes tipos de dança em apresentações no palco da Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro. Ao todo, foram mais de 40 coreografias de sapateado, ballet clássico e contemporâneo, Kpop, dança do ventre e jazz.
Programação
Sábado (02/09)
14h – VI Mostra Bailarin Fest
Apresentação de Escolas de Dança da Cidade e região.
19h – Bailarin Fest Convida
Cia de Dança Petite Danse
Cia Nós da Dança
Domingo (03/09)
14h – VI Mostra Bailarin Fest
Apresentação de Escolas de Dança da Cidade e região.
19h – Bailarin Fest Convida
Grupo Movimento
Cia de Dança Filhos do Samba
Cia de Dança Samballet da Inclusão
Encerramento União de Maricá