Prefeitura de Magé inicia semana nacional da pessoa com deficiência com evento no Lamarca

Ação uniu público de todas as idades em prol da causa

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla iniciou em grande estilo. Neste sábado (19), a Prefeitura de Magé realizou grande evento no Complexo de Esporte e Lazer Lamarca, em Raiz da Serra. A ação reuniu vários serviços gratuitos de cidadania, saúde, lazer e beleza, sendo instrumento de defesa e garantia de direitos, e mobilização social.

As secretarias municipais marcaram presença com oficinas e atividades abertas ao
público de todas as idades.

Para a vice-prefeita Jamille Cozzolino, o evento representa inclusão e amor.

“As secretarias se uniram para fazer esse evento acontecer e propagar a importância da inclusão. O nosso governo criou e intensificou diversos projetos e, embora tenhamos consciência de que estamos longe do mundo ideal, estamos batalhando por todos em nossa cidade. E gostaria de aproveitar para informar que a Clínica do Autismo vai sair do papel até final do ano”, avisou.

A secretaria de Habitação levou orientações sobre a Lei de Acessibilidade Universal, Legislações, projeto público, projetos privados e mobilidade. Já a secretaria de Saúde levou atendimento dos profissionais do CAPS1, NASF, orientações odontológicas e Odontomóvel, atualização de caderneta Vacinal, PSE e serviços fisioterápicos. A secretaria de Trabalho e Renda ofertou agendamento para 1ª e 2ª Via de RG e oficinas de tranças.

A secretaria de Transporte ofereceu orientações sobre Benefício do Vale Social e orientações sobre Cartão de estacionamento especial. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos levou o Cadastro Único, Tenda da Beleza e o Registra Magé.

Já a secretaria de Esporte, Lazer e Terceira Idade ofereceu aulão de dança, partida de futebol com atletas com deficiência, Circuito Psicomotor, Futsal, Atletismo, Vôlei Sentado, Cabo de Guerra e Arremesso de Peso.

A Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais realizou oficina de Horta em Pequenos Espaços para Iniciantes e a Horta Sensorial com mini exposição aromáticas e fitoterápicas.

A Secretaria de Educação também marcou presença com oficina de vivência corporal para alunos do AME e sala de recurso, contação de história, pinturas e origamis.

A secretária de Educação, Sandra Ramaldo, comemorou o evento.

“Essa data é muito importante, principalmente para a conscientização de toda população para a causa. Nós, enquanto Secretaria de Educação, temos atendimento multidisciplinar especializado, frota de transportes adaptados, mais de 600 agentes de apoio à inclusão, e a nossa intenção é atender cada vez mais e melhor os nossos alunos com deficiência”, afirmou.

A população aprovou a iniciativa
Mãe do Pedro Fernando Paes, de 11 anos, Quézia Paes comemorou o evento.
“É muito importante esse evento, porque dessa forma nós entramos em contato com outras famílias. O Pedro adorou a festa”, disse.

Para o padrasto da Manuela, Raphael Jimenes, o evento é um momento de inclusão.
“Nós adoramos essa ação porque a Manu adorou brincar e dançar. É ótima essa ação porque inclui todos num só local”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *