Prefeitura de Itatiaia entrega à população CMEI Maria de Barros Soares
A Prefeitura de Itatiaia entregou à comunidade, nesta quarta-feira (18/12), às 10h, o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria de Barros Soares. Participaram da solenidade de inauguração o prefeito Irineu Nogueira, secretários municipais, familiares da homenageada que deu nome ao Centro Infantil, além de profissionais da educação e moradores.
Localizado na Rua Seis, Loteamento Nova Penedo, a unidade de ensino vai atender até 120 crianças, entre 02 e 05 anos. As obras no local, que estavam paralisadas há cerca de uma década, foram retomadas em março deste ano, com recursos próprios da municipalidade. O espaço tem em torno de 560 m², com cinco salas, berçário, lactário, refeitório, cozinha, lavanderia e seis banheiros, um deles adaptado para necessidades especiais.
De acordo com a Secretaria de Educação, Márcia Sabadini, o CMEI Maria de Barros Soares atenderá os alunos matriculados no Anexo da Creche Municipal Augusto Borges Rodrigues e ofertará novas vagas para o público da educação infantil. Segundo ela, a construção deste CMEI se tornou necessária devido à crescente demanda na região por vagas para Educação Infantil entre 02 a 05 anos.
O prefeito Irineu Nogueira destaca que a unidade de ensino entregue à comunidade dispõe de salas de aula amplas e bem iluminadas, áreas de recreação seguras e acessíveis, além de toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento integral das crianças. Segundo ele, a conclusão do Centro Infantil proporciona maior tranquilidade para pais e mães que precisam de um CMEI, local onde os filhos terão acesso à educação de qualidade, enquanto desempenham seus afazeres diários.
Também participaram do evento a família de Maria de Barros Soares, o viúvo Luiz de Carvalho Soares, e os filhos Carlos Alberto de Barros Soares e Luiz Alberto de Barros Soares. Carlos Alberto agradeceu, em nome da família, a homenagem e ressaltou a emoção do momento.
Ele lembrou que a mãe sempre agiu de forma voluntária, organizando festas para crianças em datas comemorativas, como o Dia das Crianças e o Natal, e ajudando os mais necessitados com doações de cobertores, cestas básicas e telhas.
Os vereadores Thiago Rodrigues, Joel de Melo e João Márcio, representaram o Legislativo na solenidade.
Homenagem
A denominação do CMEI Maria de Barros Soares foi apresentada ao Legislativo pela Prefeitura através do Projeto de Lei n° 755/2024, que destacou o trabalho realizado pela homenageada em prol da sociedade itatiaiense, ressaltando ainda que uma das melhores formas de relembrar e homenagear estas contribuições é denominando os prédios públicos com os nomes desses cidadãos e cidadãs.
Maria de Barros Soares, nascida em 1º de junho de 1946, na localidade que hoje é conhecida como Vale do Pavão, mudou-se para Penedo em 1954. Desde jovem, destacou-se pela sua ligação com a comunidade. Cursou o Ensino Fundamental na primeira Escola Municipal de Penedo, Fernando Octávio Xavier.
Além disso, contribuiu de forma significativa para a infraestrutura da comunidade, doando terrenos que se tornaram marcos importantes como os terrenos para a Igreja São Sebastião, no Bairro Comercial, para a Igreja São João e o terreno para a área de lazer no Bairro Comercial. Tais iniciativas demonstram sua dedicação à melhoria da qualidade de vida de seus conterrâneos e à promoção do bem-estar social.
Maria faleceu em 8 de dezembro de 2017, deixando um legado de solidariedade e cuidado com o próximo que continua inspirando a comunidade de Penedo.
– É com alegria e satisfação que denominamos este espaço com o nome Maria de Barros Soares, pessoa que teve profunda ligação com Penedo, reconhecendo a generosidade e o compromisso social que sempre marcaram a trajetória dela em nossa comunidade, perpetuando sua contribuição à história e ao desenvolvimento local – frisa o prefeito Irineu Nogueira.