Prefeitura de Duque de Caxias prossegue com as obras do novo Hospital do Coração, futura referência em saúde na Baixada Fluminense

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, prossegue com as obras – em parceria com os governos Estadual e Federal – que entregarão, em breve, para a população, um novo hospital especializado em cardiologia, que será o maior da Baixada Fluminense. Parte da nova unidade de saúde ocupará os quatro andares do Hospital São José, na Rua Nobre de Lacerda, 126, Vila Flávia no 1º Distrito, próximo ao Centro. O equipamento foi adquirido e reformado pela Prefeitura para tornar-se, durante a pandemia, a primeira unidade pública municipal do estado do Rio de Janeiro a ser adaptada para atender exclusivamente casos de Covid-19.

Além do antigo hospital, que está sendo reformado, a unidade terá um outro bloco, integrado por um anexo de três andares em construção, e que se localizará no outro lado da Rua Nobre Lacerda. Ambos serão conectados por uma passarela. No momento, a equipe da Secretaria de Obras e Defesa Civil está fazendo instalação elétrica e de cabeamento de dados e rede, colocando revestimento cerâmico e montando a estrutura para escoramento de lajes, além de trabalhar na reforma e impermeabilização de telhados.

O complexo não terá serviço de emergência, cuidando de pacientes encaminhados pelo Sistema de Regulação do Estado (SER). Ele terá atendimento ambulatorial de cardiologia, angiologia, com destaque para a hemodinâmica, que analisa a possiblidade de obstruções nos vasos sanguíneos de forma menos invasiva. No local, se realizará cirurgias cardiovasculares e vasculares, cateterismo cardíaco e angioplastia, além de implante de marca-passo. A unidade contará com 28 enfermarias, 130 leitos – 75 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – e seis salas de cirurgia. E o hospital, que será referência em alta complexidade cardiovascular na região, também desenvolverá trabalhos de pesquisa científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *