Prefeitura de Barra do Piraí participa de audiência da MRS referente às obras de mobilidade urbana
Na tarde de quarta-feira, 30, ocorreu na Câmara Municipal de Barra do Piraí, a audiência pública referente às obras de mobilidade urbana que serão promovidas pela MRS Logística em parceria com a prefeitura. A reunião contou com a presença de vários servidores do poder público do município, dentre eles o secretário de Obras Públicas, Wlader Dantas; e o prefeito, Mario Esteves, bem como de vereadores e da população.
Primordialmente, a sessão consistiu na explanação, por parte dos colaboradores da MRS, das benfeitorias de mobilidade urbana que realizarão no município. Além dessa apresentação das obras, houve espaço destinado a questionamentos e falas de populares e vereadores, bem como apontamentos vindos do prefeito e do secretário de Obras Públicas.
Anunciados pelo chefe do Executivo no “Espaço Aberto da MRS” em dezembro de 2022, os trabalhos consistem na construção de pontes, viadutos e vias, e possuem o objetivo central de melhorar consideravelmente o fluxo do trânsito na cidade, e assim, articular ações em prol da comunidade. Destaca-se, ainda, que as ações são provenientes do processo de renovação da concessão da MRS, que perdura até 2056.
A primeira obra será a construção de uma ponte com passarela, que irá transpor o rio Piraí paralela à linha férrea ligando a rua Gabriel Vilela Sobrinho com a avenida Oswaldo Cruz, nas proximidades da Praça do Parquinho, ambas no Centro, possibilitando assim, que pessoas e veículos possam transitar nas duas margens do rio, e, dessa forma, acessar várias localidades com mais facilidades, tais como a Rodovia RJ-145. A segunda consiste numa nova estrada, também paralela à linha férrea, e que irá ligar o Parque São Joaquim ao bairro São Luís.
Por fim, a terceira obra diz respeito à construção de um viaduto e de mais uma ponte, que, juntos, irão oferecer mais uma ligação entre os bairros do município, e um caminho para a rodovia Lúcio Meira (BR 393), sem que haja a necessidade de que as pessoas passem pelo Centro. A ponte passará por cima do rio Paraíba do Sul e irá conectar a Vila Suíça ao Matadouro. Já o viaduto irá atravessar a linha férrea, passando ao lado do Parque de Exposição e interligando a rua Francisco Téles à Newton Prado – ao lado do supermercado Bramil.
Croqui da terceira obra
A gerente institucional da MRS, Rosa Cassar, comentou acerca do processo de renovação da concessão de contrato da empresa e sua relação com o Governo Municipal. Relembrou, ainda, que a MRS foi privatizada em 1996 e o seu contrato original de concessão, que deu a oportunidade a ela se tornar o que se tornou hoje, tinha o prazo de 30 anos e findaria em 2026.
“De acordo com o documento, nós teríamos a oportunidade de realizar a renovação de forma antecipada por mais 30 anos, desde que certos trâmites fossem cumpridos pelo Governo Federal. Eles foram cumpridos e, dentro disto, veio a proposta de transformar o dinheiro que se paga em outorga em investimentos em prol dos municípios e do interesse público. Para essa renovação, em 2019 tivemos audiências públicas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na reunião do Rio, estavam presentes diversos representantes de municípios do Estado, incluindo Barra do Piraí, que, na ocasião, apresentou o projeto das obras”, pontua Rosa.
Wlader Dantas falou sobre a participação do poder público na primeira audiência pública da renovação da concessão da logística. “Nessa reunião, comecei falando sobre a história da cidade e de como ela foi construída em torno da linha férrea; e é fechada por um rio, de um lado, e de um morro, pelo outro. E que, por isso, a única solução seria a construção de pontes e viadutos. Sendo assim, apresentei os projetos referentes a essas obras de mobilidade urbana no município perante autoridades do Governo Federal, e conseguimos com que, dentre as várias obras que a empresa terá que realizar por conta da renovação da concessão, Barra do Piraí fosse o primeiro município atendido”, aponta o chefe da pasta.
O prefeito Mario Esteves enaltece o plano de obras e fala dos benefícios que ele trará ao município. “No passado, nós não preparamos a cidade para o comportar o que ela possui hoje. Por isso, é necessário mudar. Esse talvez seja o projeto mais ousado da história de Barra do Piraí e posso garantir que, por meio dessas obras, estamos preparando o município para o futuro. A partir disso, conseguiremos realizar uma revitalização maior, valorizar os imóveis, melhorar a qualidade de vida da população e gerar mais de três mil empregos diretos ou indiretos durante o processo de construção. Entendo que, por vezes, pode haver certa desconfiança com o novo. Mas afirmo que jamais pensarei no pior para a cidade, sempre olhando para o desenvolvimento. Quem ganha com isso são os barrenses”, finaliza Mario.