26 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura cria comissão de Segurança Viária e Mobilidade Urbana

O objetivo da comissão é melhorar a segurança no trânsito, formulando propostas para assegurar a convivência dos diversos usuários de vias públicas.

A prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans instituiu a Comissão de Segurança Viária e Mobilidade Urbana – CSVMob. A comissão serve para melhorar a segurança no trânsito nas vias da cidade, formulando propostas e promovendo ações para assegurar a circulação dos diversos tipos de usuários nas vias públicas.

Uma das metas é uma redução mínima de 50% das mortes de pedestres, ciclistas e motociclistas, até 2030. A base de referência é a média de mortes desses perfis nos últimos cinco anos. Além disso, é aumentar, em pelo menos 20%, a participação dos modais ativos no trânsito, ou seja, bicicletas e pedestres.

A fiscalização do estacionamento irregular e a intensificação de ações de educação no trânsito também estão previstas entre as ações para minimizar a violência no trânsito nos próximos cinco anos. Para compor a comissão, representantes do poder executivo e entidades da sociedade civil, que serão nomeados pelo presidente da CPTrans. Serão três membros da CPTrans (entre eles o presidente da comissão), dois da prefeitura, um da assessoria de comunicação da prefeitura, um da secretaria municipal de Educação, um da secretaria de Saúde, um da secretaria de Planejamento e Orçamento, um da secretaria de Obras, um da Procuradoria-Geral, um da Guarda Civil Municipal, um do 26º Batalhão da Polícia Militar, um do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, um do Samu, um do hospital de referência de atendimento dê vítimas de acidentes de trânsito, um do Detran, um do DNIT, dois da Polícia Civil, um membro do COMUTRAN. O mandato dos membros terá duração de dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *