Prefeitos de todo o Brasil debatem financiamento do transporte público

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou nesta terça-feira (3/5) da reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na Fundação Getúlio Vargas, em Laranjeiras. No encontro, foi discutido o financiamento do transporte público coletivo urbano. Anfitrião e vice-presidente da FNP, Paes recebeu prefeitos de diversas cidades brasileiras, incluindo o presidente da entidade, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, e Ricardo Nunes, de São Paulo, 2º vice-presidente.

–  Discutimos um tema que é muito comum a todas as cidades do Brasil, que é o financiamento do transporte público. Sabemos que teve uma queda muito grande no número de passageiros, que explodiu na pandemia de covid-19, mas essa crise continua. E cada vez mais os subsídios aumentam. Além disso, o Congresso Nacional define gratuidades que valem para os municípios, mas a fonte de financiamento disso não está clara. Então, a Frente Nacional de Prefeitos quer discutir este novo marco dos transportes, para que a gente tenha uma espécie de SUS, um sistema único de transportes que tenha muito claro, principalmente, de que maneira esse sistema vai ser financiado – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Para o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, o sistema de transporte público coletivo enfrenta muitas dificuldades em todas as grandes cidades brasileiras para manter a qualidade do serviço.

– Transporte público de qualidade, com pontualidade, conforto e segurança para os usuários é muito importante para a população e para a economia das cidades. Para promover tudo isso e incentivar o uso dos coletivos, o país precisa tratar o assunto de forma federativa e não apenas em cada município – afirmou Edvaldo Nogueira.

Durante o encontro, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, fez uma apresentação sobre os desafios enfrentados pela SMTR para efetuar as mudanças estruturais no modelo de gestão do Sistema BRT.

A reunião de trabalho contou ainda com  a presença de secretários municipais de mobilidade, e dos prefeitos de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, vice-presidente de Mobilidade da FNP; de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro; de Florianópolis (SC), Topázio Neto; de Manaus (AM), David Almeida; de João Pessoa (PB), Cícero Lucena; de Rio Branco (AC), Tião Bocalom; de São José dos Campos (SP), Anderson Farias; de Salvador(BA), Bruno Reis; e de Jundiaí (SP), Luiz Fernando Machado, além do vice-prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *