Porciúncula: Saúde bucal na zona rural de Santa Clara

No último dia 17 de maio as equipes de Saúde Bucal do distrito de Santa Clara levaram assistência odontológica e muita informação aos alunos da Escola Municipal São Geraldo na comunidade João Campos, Zona Rural de Santa Clara.

 

­Essa iniciativa faz parte de um trabalho que vem sendo realizado de forma conjunta entre a Coordenação de Saúde Bucal e a Coordenação do Programa Saúde na Escola, que visa à integração e articulação permanentes da educação e da saúde, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população.

 

­“Educação em saúde bucal é o processo pelo qual as pessoas ganham conhecimento, se conscientizam e devem desenvolver habilidades necessárias para alcançar uma adequada condição de saúde da cavidade oral. A educação em saúde bucal supõe considerar a possibilidade de empoderamento dos sujeitos para alcançá-la e mantê-la, por meio de práticas de autocuidado. Este é o nosso principal objetivo junto às crianças da educação municipal”, destaca o coordenador de Saúde Bucal, Phelipe Mansur.

 

­Já segundo o secretário de Saúde, Higino Lira, a avaliação e promoção de saúde bucal são essenciais dentro do Programa Saúde na Escola e se configuram como uma forma do cirurgião-dentista e equipe de saúde bucal identificarem sinais e sintomas relacionados a alterações observadas em educandos matriculados nas escolas participantes do Programa. “A partir da avaliação, o cirurgião-dentista poderá encaminhar os escolares que apresentarem necessidade de tratamento odontológico para serem atendidos na Unidade Básica de Saúde a que pertencem”, conclui o secretário.

 

­“Secretaria de Saúde, trabalho e compromisso com você”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *