Polícia do Rio abre investigação sobre torcedor do Botafogo flagrado fazendo gestos racistas durante jogo contra Palmeiras no Engenhão

A Polícia Civil do Rio abriu investigação sobre um torcedor do Botafogo flagrado, na noite desta quarta-feira (14), fazendo gestos racistas durante uma partida contra o Palmeiras no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, localizado na Zona Norte do Rio.

Após a vitória do Botafogo por 2 a 1, o torcedor do clube carioca aparentemente direcionou os gestos para a torcida palmeirense. Vídeos feitos no estádio mostram o homem aparentemente imitando um macaco e esfregando os dedos no antebraço.

O autor dos gestos foi identificado como Vinicius Ramos. Ele ocupava um cargo na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Maricá e foi exonerado.

Em nota, o prefeito Fabiano Horta condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol. A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais.

“O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito”, disse o prefeito.

O Botafogo de Futebol e Regatas declarou que irá acionar as autoridades competentes para as providências legais e que o torcedor será banido do Estádio Nilton Santos. Em nota, o clube disse estar comprometido em combater de forma ativa “este mal” e que não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo.

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou inquérito para investigar o caso após a veiculação das imagens. Segundo a polícia, diligências estão em andamento para apurar os fatos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *