Petrópolis: Em Brasília, Bomtempo defende Sistema Nacional de Defesa Civil e assina pacto global pelo clima
Prefeito de Petrópolis discursou na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos
O prefeito Rubens Bomtempo participou da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília, nesta segunda (13) e terça-feira (14/3). As mudanças climáticas estiveram no centro do debate. Bomtempo participou da mesa-redonda sobre sustentabilidade urbana e mudanças climáticas e destacou a importância de um novo Sistema Nacional de Defesa Civil que seja capaz de deixar os municípios mais preparados para mitigar riscos.
“Este é um problema que pode atingir qualquer cidade do país e não há município que tenha capacidade suficiente para enfrentar eventos climáticos como os que ocorreram em Petrópolis no ano passado e no litoral paulista neste ano. Precisamos cada vez mais nos unir e estender a mão para, juntos, construirmos políticas públicas que possam gerar resultados efetivos”, disse Bomtempo.
Representando o município de Petrópolis, o prefeito assinou, nesta terça-feira (14), o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e a Energia, reconhecendo o empenho para implementar políticas e assumir medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preparar o município para impactos das mudanças climáticas e aumentar o acesso à energia sustentável.
O prefeito levou a experiência de Petrópolis e as medidas adotadas pelo município, considerado uma referência nacional em políticas públicas de proteção e defesa civil pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden): prioridade para que as Prefeituras possam acessar linhas de crédito para macrodrenagens, contenção de encostas, além da prioridade para o reassentamento de famílias que vivem em alto risco.
“Também é importante pensar em ações de sustentabilidade, sensibilização e resiliência, como a Escola Resiliente, o fortalecimento da coleta seletiva, descarbonização dos municípios e a criação de conselhos locais de Defesa Civil e fundos verticalizados, para que os recursos não venham apenas na hora da resposta, mas também para mitigar riscos”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, o prefeito Rubens Bomtempo também agradeceu a solidariedade que Petrópolis recebeu de todo o Brasil. “A Frente Nacional dos Prefeitos estendeu a mão e nos ajudou no momento mais difícil. Aqui sim se produz solidariedade e se faz a verdadeira diplomacia. Agradeço também aos prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Axel Grael (Niterói) que nos apoiaram, bem como a Jica (agência de cooperação internacional do Japão), que também esteve no território”, lembrou.
A 84ª Reunião Geral da FNP contou com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Lula, que encerrou o encontro, citou as cidades afetadas pelas catástrofes climáticas e se comprometeu a estar mais próximo dos municípios, inclusive com a retomada do programa Minha Casa Minha Vida.
Educação: município alinhado com governo federal
Na segunda-feira (13), o prefeito Bomtempo também participou de um painel sobre as alternativas para enfrentar o déficit educacional, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana. O representante do governo federal destacou o compromisso da nova gestão com a melhoria da qualidade da educação básica e a ampliação do ensino em tempo integral, com a ampliação das escolas existentes e dos serviços – levando para a sala de aula atividades lúdicas e de lazer.
“São propostas que já vão ao encontro do que estamos fazendo na cidade, com as novas escolas de tempo integral e a ampliação de vagas. Há um alinhamento da política nacional com a política municipal, e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito de Petrópolis.