Perícia deve apontar como foi acidente que matou motorista e bloqueou subida da serra

A perícia da Polícia Civil feita no local deverá apontar como ocorreu o acidente que matou uma pessoa e bloqueou a subida da serra de Petrópolis (BR-040) por mais de sete horas no começo da manhã de ontem. O trabalho poderá apontar também o que causou a tragédia na pista, no começo do feriadão de Corpus Christi. O acidente foi por volta das 6h30 e o trânsito só começou a ser liberado no começo da tarde. O caso está sendo investigado pela 61ª DP (Xerém).

O acidente aconteceu numa curva da BR-040, na altura do Km 96, em Duque de Caxias. Um caminhão que transportava combustível tombou na pista e pegou fogo, causando a interdição da via. O motorista, identificado como Leandro Ribeiro Gomes da Silva, de 40 anos, morreu no local. Bombeiros fizeram o resfriamento da carreta para evitar novas explosões, já que o segundo tanque do caminhão modelo bitrem ainda tinha com combustível.

Outros cinco carros foram atingidos pelas chamas. Um dos condutores sofreu queimaduras em um dos braços, foi atendido no local e liberado. O acidente ocorreu em Duque de Caxias, na altura do quilômetro 96. A pista foi fechada a partir da praça de pedágio de Xerém, no quilômetro 102. A praça de pedágio também só foi reaberta no começo da tarde.

O Corpo de Bombeiros informou que cerca de 30 militares de três unidades participaram da operação de combate às chamas, com apoio de oito viaturas. Uma equipe de empresa especializada em gestão ambiental, contratada pela Concer, atuou na limpeza emergencial do trecho, com acompanhamento da equipe ambiental da própria concessionária. Às 13h, um caminhão-sucção foi usado para a retirada resíduos de combustível da pista. Segundo a concessionária, a pista da esquerda continuou fechada, assim como a área de canalização, que foram sinalizadas pela concessionária.

Tragédia na pista

O motorista do caminhão de combustível, Leandro Ribeiro, trabalhava há pelo menos quatro anos na rede de postos Amigão Saraiva, sediada no município de Paraíba do Sul. Sua família é da cidade de Pequiri, no interior de Minas Gerais.

Veículo que transporta combustível pega fogo na Rio-Petrópolis — Foto: Reprodução/TV Globo

Veículo que transporta combustível pega fogo na Rio-Petrópolis — Foto: Reprodução/TV Globo

A rotina de Leandro era pegar o combustível na base da Petrobras em Duque de Caxias e distribuir aos postos de gasolina na região de Petrópolis, Itaipava, Paraíba do Sul, Duque de Caxias e outros municípios vizinhos. O caminhão que ele dirigia tem capacidade para transportar até 40 mil litros de gasolina ou diesel.

No momento do acidente, ele se dirigia a Petrópolis. O caminhão virou numa curva da BR-O40, na altura de Duque de Caxias e incendiou.

Veja onde o caminhão tombou e pegou fogo — Foto: Editoria de arte

Veja onde o caminhão tombou e pegou fogo — Foto: Editoria de arte

Interdição prejudica viagens

O acidente acabou atrasando as viagens de quem havia programado passar o feriadão fora de casa. A Rodoviária Novo Rio informou que os passageiros mais afetados com a interdição foram os que compraram passagens para o trecho Rio-Petrópolis, operado pela Única-Fácil. Os motoristas tiveram que subir a serra pelo município de Teresópolis, o que faz a viagem ter a duração de três horas, quando normalmente é de uma hora e meia. Os passageiros que precisaram remarcar a viagem tiveram que procurar as empresas para mudar a data.

Já a Guanabara, que também utiliza aquele trecho da BR-040 para destinos como Minas Gerais, também usou rotas alternativas, o que está aumentou o tempo da viagem. As linhas afetadas foram a Rio-Juiz de Fora e Rio-Belo Horizonte, cujos ônibus seguiram pela Dutra e depois até três Rios pela BR-393. O atraso máximo registrado no trajeto de viagem foi de uma hora nos primeiros horários da manhã desta quinta-feira, mas no início da tarde a grade estava normal. Os ônibus da empresa da linha Petrópolis-Belo Horizonte seguiram por Três Rios também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *