21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Parte dos Brasileiros na Faixa de Gaza esta abrigada em escola catolica

A Embaixada do Brasil na Palestina divulgou nesta quinta-feira (12) imagens de uma escola católica na Faixa de Gaza que está sendo utilizada para abrigar brasileiros. Segundo o embaixador Alessandro Candeas, 13 brasileiros estão no local.

O governo do Brasil negocia com o Egito a formação de um corredor humanitário para retirar brasileiros de Gaza, o que ainda não foi autorizado pelas autoridades egípcias.

A Faixa de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas, vem sendo alvo de bombardeios por parte de Israel, uma resposta ao ataque-surpresa feito pelo Hamas contra o território israelense no último sábado (7). O conflito, que entrou no sexto dia nesta quinta, deixou ao menos 1,3 mil israelenses mortos. Em Gaza, até o momento, 1.354 mortes foram confirmadas.

À TV Globo, Candeas informou que a embaixada brasileira oferece atendimento psicológico virtual à comunidade, “para atenuar as consequências dos bombardeios constantes sobre a saúde mental dos brasileiros afetados, sobretudo crianças”.

A embaixada brasileira na Palestina também informou que conseguiu cobertores, colchões e alimentos para os abrigados.

Em uma das gravações divulgadas pela embaixada, é possível ver crianças jogando futebol (veja acima). Em outra, meninos brincam com um piano (veja abaixo). A escola conta com banheiros e salas que podem ser utilizadas como dormitórios.

Ao todo, segundo Candeas, 28 brasileiros em Gaza manifestaram vontade de voltar ao Brasil, para escapar do conflito entre Hamas e Israel.

Reféns e retirada de brasileiros

Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, relatou que o Brasil não tem informações de que brasileiros tenham sido feitos reféns pelo Hamas. O grupo terrorista, ao fazer o ataque a Israel, capturou cerca de 150 pessoas.

Em relação aos 28 brasileiros que estão em Gaza e querem voltar para o Brasil, o governo planeja que esses cidadãos saiam do local pela fronteira com o Egito, em um ônibus, e sigam até Cairo, capital egípcia. Lá, um avião estará à espera para fazer o resgate.

Mas o governo egípcio ainda não autorizou a entrada do ônibus em seu território. Mauro Vieira disse que conversou com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, e que está otimista sobre as negociações.

Segundo o ministro brasileiro, a ideia do corredor humanitário foi bem recebida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Outro fator que torna mais urgente o resgate dos brasileiros em Gaza é que a região está sem energia elétrica, e a bateria dos celulares corre o risco de acabar.

De acordo com o embaixador Candeas, alguns brasileiros estão conseguindo economizar a bateria e ainda podem ser contactados pelo celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *