O Parque Guinle, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade, recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), um novo cisne-negro. O animal, de nome Lord, que já tem 2 anos, chega ao local após a morte de Romeu, da mesma espécie, que era símbolo da área. Ele foi adotado da fazenda Candeias, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.

A ave foi solta às 11h no lago do parque e diversos moradores da região estavam presentes no momento. A escolha do nome é uma homenagem a um ganso que viveu por 17 anos no local e faleceu recentemente. Em entrevista ao DIA, Claudia Lustosa, de 56 anos, administradora por meio do programa Adote.Rio, conta que a chegada do novo animal alegrou a todos.

“Foi uma alegria, os filhotes adoraram o novo cisne, logo cercaram ele. As babás vieram com as crianças, os moradores que sempre frequentam também. Foi um momento muito legal”, disse ela.

Claudia conta que a decisão de adotar um novo cisne-negro já adulto foi pensada na Goiabinha, da mesma espécie, que já tem 5 anos e precisa procriar. “A Goiabinha estava muito sozinha, triste após a perda do outro parceiro. Procurei o veterinário do parque para saber o que poderia ser feito e assim decidimos adotar um companheiro para ela. Aos poucos ela está se acostumando com o novo animal”, explicou.

Publicidade
A moradora do bairro, Cláudia Guimarães, de 59 anos, celebrou a chegada de Lord e falou sobre a perda da outra ave. “Estou muito feliz que trouxeram um cisne novo pra cá, assim a fêmea vai ter um novo companheiro. Foi muita tristeza o que fizeram com o outro, não gosto de nem de lembrar”, contou.
Goiabinha perdeu seu parceiro Romeu no dia 27 de agosto, quando foi morto por um homem. O criminoso foi preso em flagrante com a ave já morta embaixo do braço. O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado para a 12ª DP (Copacabana), onde foi ouvido e liberado. O caso foi registrado como maus-tratos contra animais silvestres.