Paraíba do Sul: Cultura, arte e bate papo movimentaram a terceira edição da FLIPS

A terceira edição da Feira Literária de Paraíba do Sul, que aconteceu de 10 a 15 de junho, no Jardim Velho, movimentou a cidade com mostras de trabalhos, dança, contação de histórias, oficinas e muito mais.

Diversos escritores passaram pelo evento que, neste ano, trouxe como tema “Contos Africanos e Lendas Indígenas”.

“A FLIPS veio para ficar! Movimenta a cidade, traz cultura para as nossas crianças, além de se divertirem aprendendo. Mais uma ação excelente da nossa Secretaria de Educação, a qual quero parabenizar toda a equipe pelo empenho em oferecer sempre o melhor para as nossas crianças que tanto amo”, afirmou a prefeita Dayse Onofre.

Os indígenas Guajajara e Puri também marcaram presença compartilhando a história e a cultura do seu povo.

“Estamos fazendo um trabalho de resgate da nossa cultura e história. A importância desse resgate se dá, também, pelo fato de que os Puri são povos originários dessa região e há muito tempo não se falava mais. Com isso as crianças podem cantar e dançar na língua Puri”, disse Dauá Puri. A vasta programação preencheu os horários da manhã e tarde.

À noite o evento contou com a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para prestigiarem as apresentações culturais.

“A FliPS – Feira Literária de Paraíba do Sul – é uma proposta de caráter pedagógico e cultural que visa a mobilização em torno da leitura literária e da escrita. Objetivamos com isso possibilitar aos nossos estudantes as mais variadas manifestações artísticas e culturais como vivência indígena tupi, oficinas, pinturas, teatro, música, toda de conversa com escritores e indígenas Guajajara. Nessa edição foram 6 dias de  muita educação, cultura e arte. Estamos felizes por estarmos trabalhando na construção de uma Educação Pública Popular com qualidade para todas e todos”, ressaltou o secretario de Educação, Elder Azevedo.

A FLIPS foi uma realização da Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação e contou com apoio do Sesc, Sicomércio e FAETEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *