Pacientes tratados à base de canabinoides em Volta Redonda serão acompanhados por grupo de estudos

Evolução com uso de medicamentos será acompanhada por professores da área da saúde do UniFOA, principalmente de Medicina

Pacientes que passarão pelo tratamento com uso de medicamentos à base de canabinoides, oferecido pela Prefeitura de Volta Redonda, através do SUS (Sistema Único de Saúde), serão acompanhados por um grupo de estudos do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. A participação do UniFOA ocorre após um convite do prefeito Antonio Francisco Neto, em reunião realizada na última segunda-feira (16), no campus Olezio Galloti, em Três Poços.

Ficou definido que a prefeitura vai encaminhar pacientes com indicação para este tipo de medicamento e o UniFOA acompanhará a evolução do tratamento, em pesquisa feita por professores da área da saúde, principalmente de Medicina.

A princípio, 500 pessoas serão beneficiadas com os medicamentos e selecionadas para esses estudos, em cumprimento às diretrizes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os primeiros a serem atendidos são pacientes com epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.

O presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado, ficou muito otimista com a proposta e acredita que será uma excelente oportunidade para contribuir com a qualidade de vida da população que sofre com Alzheimer, Transtorno do Espectro Autista, epilepsia refratária, Parkinson e outras doenças.

Entre os casos que poderão ser pesquisados pelo UniFOA, um já é conhecido: o do cantor Arlindo Cruz, que apresenta melhora com tratamento à base de óleo de cannabis, no combate ao acidente vascular cerebral (AVC), sofrido em 2017. Durante a reunião, o prefeito Neto exemplificou o caso de Arlindo Cruz como um dos quais se encantou com a evolução do tratamento e está motivado com esse trabalho, evidenciando a capacidade do Centro Universitário de Volta Redonda em assumir este desafio.

Além do prefeito e do presidente da FOA, também estiveram presentes na reunião dois representantes da indústria farmacêutica One Lab CBD de Las Vegas, Nevada (EUA), ao lado dos pró-reitores de Extensão, Ana Carolina Callegario, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Igor Dutra Braz, do UniFOA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *