O músico Flávio Mendes ministra palestra sobre Tom Jobim, abrindo a série de oficinas temáticas do Programa Aprendiz Musical

Nesta sexta-feira (11), aconteceu o primeiro workshop temático do Aprendiz Musical, no Caminho Niemeyer, para alunos e equipe do Programa e para o público em geral. Intitulada “Todos os Toms”, a oficina, ministrada pelo músico e arranjador, Flávio Mendes, fez um passeio pela trajetória de Tom Jobim – que foi um grande compositor, pianista, violonista, arranjador e cantor brasileiro.

“Demos início à série de oficinas temáticas com o intuito de engrandecer o processo que estamos desenvolvendo dentro do Aprendiz Musical, um dos maiores programas de desenvolvimento social por meio da arte ativos no país. O Prefeito Axel Grael é um grande estimulador deste Programa, que oportuniza novas possibilidades aos estudantes. Além das aulas de música, os alunos têm acesso a projetos como o Aprenda – com foco no ENEM – e o Decola – para educação socioemocional e cidadania – além de intercâmbio, workshops, apresentações e passeios, por exemplo. Todo dia construímos o Aprendiz”, explica Mariana Zorzanelli, subsecretária de Ações Estratégicas e Economia Criativa.

Entre curiosidades sobre Tom Jobim e músicas cantadas e tocadas no violão, Flávio Mendes encantou os presentes. A primeira obra foi ‘Garota de Ipanema’, entoada pelos alunos do Aprendiz Musical e acompanhada por Flávio no violão. Qual foi a trajetória desse menino criado em uma então distante Ipanema e que fez a garota desse bairro virar um ícone mundial? Como um pianista de boates de Copacabana se transformou no único compositor a quem Frank Sinatra dedicou um disco inteiro? Qual é o legado que a música de Tom Jobim deixou para o Brasil? Estas e outras questões foram levantadas no encontro.

“Estou muito contente em estar aqui hoje para esta palestra sobre Antônio Carlos Jobim, o compositor brasileiro mais importante, a meu ver, da história da música brasileira. É muito interessante mostrar para o público, para os alunos do Aprendiz Musical, quem foi Tom Jobim. Escolher o que apresentar de vídeo e de música, além do que falar, é muito difícil dentro de uma obra tão vasta de Tom Jobim. Trabalhei, então, de uma forma cronológica. Como ele saiu de um menino de Ipanema, que na época era um areal, e chegou a ser um grande compositor, o único a quem Frank Sinatra dedicou um LP inteiro. Então, pude mostrar um pouco do desenvolvimento dele. Falei também sobre o estudo da música e como este grande músico se dedicou bastante para virar quem virou. Adoro o Aprendiz. Acho um programa maravilhoso, importantíssimo e fico muito feliz de participar com esta palestra”, afirma Flávio Mendes.

Por meio de vídeos com curiosidades e canções de parceiros de Tom Jobim, como João Gilberto, os espectadores puderam conhecer um pouco mais sobre este ícone da bossa-nova, mas que nasceu no samba-canção. A cada música tocada e cantada por Mendes, os presentes faziam coro e aplaudiam ao final. ‘Solidão’, ‘Incerteza’ e ‘Tereza da praia’ foram algumas das composições apresentadas.

Eliel Pimentel (18) e Rafael Mendonça (19), alunos que fazem parte da Orquestra do Aprendiz Musical, acharam a experiência muito positiva. “A palestra foi maravilhosa. Valeu muito a pena vir. Eu já tinha estudado um pouco sobre bossa-nova, mas nunca havia me aprofundado muito sobre Tom Jobim. Adorei as curiosidades contadas, no que diz respeito às músicas e às parcerias, entre outras questões. Não sabia, por exemplo, que ele tinha medo de avião e que, antes dele ir para os Estados Unidos, não tinha seu próprio piano de cauda”, diz Eliel, que faz aula de trombone. Rafael, estudante de trompete, complementa: “aprendi muitas coisas novas, ritmos diferentes. A aula de hoje foi muito importante. Despertou a minha curiosidade e um amor pelo estilo do Tom Jobim, pela bossa-nova”.

Flávio Mendes estudou na Escola de Música de Brasília, onde iniciou sua carreira como instrumentista. Já no Rio de Janeiro, especializou-se em Arranjo e Harmonia no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical). Foi indicado como Melhor Arranjador, no 29º  Prêmio da Música Brasileira, em 2018, pelo trabalho no disco ‘Danilo Caymmi interpreta Tom Jobim’ (Universal Music). É guitarrista do grupo Bossacucanova desde 2003, com quem fez turnês pelo mundo, e cantor e arranjador do Grupo Vocal Equale, vencedor do 20º  Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo de MPB.

Fez Arranjos e Direção Musical para artistas como Bibi Ferreira (de quem foi Maestro por 15 anos), Danilo Caymmi (atualmente está em turnê com os espetáculos Viva Caymmi e Danilo Caymmi interpreta Tom Jobim), Leny Andrade, Alice Caymmi, Marília Pêra, Zezé Motta, Tania Alves, entre outros.

 

Como arranjador e produtor musical tem em seu currículo discos de Bibi Ferreira, Danilo Caymmi, Leny Andrade, Cauby Peixoto, Alice Caymmi, Joyce Moreno, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Oswaldo Montenegro, Lucho Gatica, Grupo Vocal Equale, entre outros

 

 É o criador do programa de YouTube O ARRANJO, no qual analisa arranjos históricos da música brasileira.

O Aprendiz Musical é mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A gestão é feita pelo IMMuB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *