Novas ambulâncias do SAMU são entregues nas regiões Serrana e Centro-Sul do estado

Cinco cidades receberam sete UTIS móveis para ampliação do serviço
 

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, e o secretário de estado de Saúde, Dr. Luizinho, entregaram, nesta terça-feira (09/05), a municípios das regiões Serrana e Centro-Sul, sete novas ambulâncias UTIs para a renovação e ampliação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A cerimônia de entrega aconteceu na Praça Olímpica Luiz Camões, em Teresópolis, com a presença de autoridades locais. O governador em exercício destacou, em seu discurso, os desafios e a responsabilidade do trabalho em prol da população fluminense.

– Estamos investindo em Saúde e seguiremos nesta missão. O trabalho do SAMU é importante e essencial para os cidadãos, sobretudo em situações de vida e morte. Esta entrega significa atendimento mais ágil e qualificado para a sociedade. E estaremos lado a lado dos municípios para apoiá-los – pontuou Pampolha.

As cidades da Região Serrana contempladas foram Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, todas com uma ambulância para cada município, e Teresópolis, que recebeu três novos veículos. Além desses municípios, a cidade da região Centro-Sul beneficiada foi Sapucaia, com uma nova UTI móvel para atender a população. Com as entregas de hoje, o Governo do Estado e a Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) já destinaram 235 ambulâncias para 84 cidades.

– Estas novas ambulâncias que estão sendo entregues hoje vão ajudar o serviço de saúde da região como um todo a melhorar cada vez mais. A região tem uma grande extensão territorial e precisa ter um SAMU com qualidade. As distâncias a serem percorridas aqui são longas e é um desafio muito grande fazer atendimentos na área. Tenho certeza que estas ambulâncias vão fazer a diferença – disse Dr. Luizinho.

O secretário de Saúde fez questão de saudar os profissionais do SAMU, mais conhecido como samuzeiros.
– Os samuzeiros da região já devem estar operando milagres aí na ponta e, agora, com ambulâncias como estas, que são UTIs-móveis, vão trabalhar ainda melhor. Elas têm esta capacidade, podendo atuar tanto como ambulância avançada quanto como ambulância básica – afirmou.

A iniciativa faz parte do Programa “SAMU 100% RJ”, que está disponibilizando 249 veículos aos 92 municípios do Estado do Rio. A Secretaria estadual de Saúde investiu mais de R$ 87 milhões na renovação e ampliação da frota, além dos R$ 49,7 milhões ao ano que o Governo do Estado está investindo para operacionalização do serviço em cidades que ainda não possuem o SAMU. O custeio do SAMU é tripartite, mas desde o ano passado a SES-RJ dobrou o valor pago.

Este ano, para possibilitar a implantação do SAMU onde ainda não há o serviço, a Secretaria de Saúde do estado vai pagar 100% do custeio por um ano, até que o município consiga a habilitação e o financiamento do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *