TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

No Mês da Consciência Negra Governo do Estado leva moradores do Abrigo Cristo Redentor ao Museu do Samba

Não precisa ter samba no pé. O samba se faz presente mesmo para quem não pode mais sambar. Que o digam, os 15 idosos do Abrigo Cristo Redentor que passaram a manhã desta última terça-feira, 07, no Museu do Samba, localizado na Mangueira, Zona Norte do Rio. O passeio foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do projeto Cultura do Pertencimento, que tem por proposta integrar pessoas assistidas pelo Estado, e em situação de vulnerabilidade, à sociedade.

Dona Isabete Barbosa tem 80 anos e usa cadeira de rodas, mas isso não a impediu de ficar maravilhada com as exposições do Museu.

“Meu coração é Portela. Eu amo o samba, quando eu era mais nova vivia sambando. Hoje em dia eu só não sambo mais porque estou na cadeira de rodas”, disse Isabete, que está no Abrigo desde de 2014.

Não só a dona Isabete ficou encantada. Recém chegada ao Abrigo, dona Valéria Pereira, uma mulher negra de 64 anos, ficou emocionada com toda a história do samba, e principalmente do povo negro.

“Eu já perdi as contas de quantos passeios eu já fiz desde que entrei no Abrigo. Fico muito feliz de ocupar esses espaços “, comentou.

Este já é o 10° passeio que os idosos realizam por meio do projeto, e a primeira atividade do mês de novembro em prol do Mês da Consciência Negra. Durante esses dias, a Secretaria irá valorizar a cultura negra visitando os pontos importantes dessa temática, com o objetivo de conscientizar a população e diminuir os casos de racismo e injúria racial.

Sobre o Abrigo Cristo Redentor

O Abrigo Cristo Redentor tem 88 anos e é uma instituição governamental de caráter residencial, destinada à pessoa idosa, com idade igual ou superior à 60 anos, independente ou com algum grau de dependência, vinculado à Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Atualmente, atende aproximadamente duzentos idosos na modalidade de acolhimento institucional, com assistência multidisciplinar 24 horas por dia. Os acolhidos recebem todo um acompanhamento, tanto nutricional, médico e psicológico. O Abrigo é organizado em 5 cinco unidades distintas, divididas por gênero e graus de dependências.

No Abrigo Cristo Redentor funciona ainda o Centro Dia Levy Miranda, um espaço destinado a atender a pessoa idosa, de ambos os sexos, com grau de dependência leve ou moderada, composto por equipe técnica multidisciplinar. O Centro Dia contribui para o processo de envelhecimento saudável, o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, o fortalecimento dos vínculos familiares, o convívio comunitário e a prevenção de situações de risco social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *