21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

No Dia Internacional da Mulher, Mamógrafo Móvel faz mais de 120 exames no Centro do Rio

A iniciativa foi parte da ação do Governo do Estado, em comemoração à data

O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu mulheres para exames em praça pública, no centro do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (08/03). A iniciativa foi parte da ação do Governo do Estado, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que reuniu 22 órgãos e instituições com mais de 40 serviços gratuitos no Largo da Carioca. A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, esteve cedo ao local, acompanhando o atendimento no Mamógrafo Móvel.

 

A unidade móvel fez um total de 129 exames: 65 mamografias e 64 ultrassonografias, nas modalidades tireóide, mamária, pélvica, transvaginal e transvaginal com doppler. O atendimento foi feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas.

 

– Essa é a nossa forma de carinho pelo dia de hoje. Dia de praticar e promover a cidadania por meio de políticas públicas integradas. A mamografia e a ultrassonografia são exames fundamentais na saúde da mulher, capazes de detectar precocemente o câncer de mama e útero e, desta forma, aumentar as chances de cura – destacou a secretária.

 

Moradora do Cachambi, na zona norte do Rio, Denise Helena Santos Barbosa, 75 anos, utilizou pela primeira vez o Mamógrafo Móvel para fazer uma ultrassonografia da tireoide.

 

– Cheguei mais cedo e consegui a senha. Estou muito feliz de fazer o exame aqui porque estava precisando muito. O atendimento foi ótimo e gostei muito – disse Denise.

 

Somente em 2024, o mamógrafo móvel da SES-RJ já realizou 3.078 exames, sendo 1.853 de mamografia e 1.225 de ultrassonografia, em cinco municípios de diferentes regiões do estado: Rio Claro, Quissamã, Areal, Rio de Janeiro e Cachoeira de Macacu. Em 2023, a unidade itinerante realizou 22.290 exames: 13.472 de mamografia e 8.818 de ultrassonografia. Ao todo, 23 municípios fluminenses de sete regiões diferentes do estado (Baixada Litorânea, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba, Metropolitana 1 e 2, Norte e Noroeste) receberam o mamógrafo móvel, além de sete bairros do Rio de Janeiro (Bangu, Centro, Complexo do Alemão, Gardênia Azul, Ilha do Governador, Manguinhos e Quintino).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *