Mulheres mesquitenses recebem palestra sobre empreendedorismo

Bate-papo aconteceu no Espaço da Mulher Mesquitense e teve parceria do Sebrae

O Espaço da Mulher Mesquitense, junto com o Sebrae, promoveu um encontro para o público feminino falar sobre independência financeira. O tema da palestra foi “O Papel da Mulher na Sociedade e Empreendedorismo”. A ação aconteceu na última quinta-feira, 16 de março, e teve o objetivo de complementar o serviço dos cursos profissionalizantes oferecidos no próprio espaço. A atividade aconteceu em dois horários: às 10h e às 14h.

O Espaço da Mulher Mesquitense oferece cursos gratuitos profissionalizantes de Cabeleireira, Barbeira, Design de Sobrancelhas e Depilação. Já o Sebrae integra o projeto ajudando as alunas na gestão de seus possíveis empreendimentos.

“Além de você ter a capacitação profissional e aprender a administrar o próprio negócio, é importante também entender de leis, de seus direitos. Então, a gente faz essa parceria com o Sebrae, porque eles trazem esse complemento”, reforça Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense. 

O bate-papo foi conduzido pela consultora do Sebrae Marinalva de Oliveira e focado nas características empreendedoras. Grande parte das mulheres presentes são alunas dos cursos oferecidos no próprio Espaço da Mulher Mesquitense. Marcia Almeida, de 44 anos, moradora do bairro Vila Emil, é aluna do curso de Design de Sobrancelhas e ressalta a importância do projeto. “Ter essa oportunidade de crescer profissionalmente, com cursos gratuitos, está sendo muito bom. Pretendo fazer outros”, diz.

A analista do Sebrae é também gestora do projeto Sebrae Delas e espera que o curso profissionalizante seja só o começo da carreira dessas alunas. “É importante que elas entendam quais características empreendedoras possuem. E também quais precisam desenvolver, além de como isso é benéfico para o negócio delas, para que consigam ir à rua e se mantenham juntas com o Sebrae. Sempre esperamos que aqui seja o primeiro contato e que a gente continue acompanhando elas”, explica.

Espaço da Mulher Mesquitense 

O local recebe mulheres moradoras da cidade, com idade a partir de 16 anos. Além dos cursos oferecidos, as alunas têm acesso a serviços focados na saúde e no bem-estar e atendimento jurídico, social e psicológico prestado a vítimas em situação de violência. O Espaço da Mulher Mesquitense atua em conjunto com o Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM), que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *