Mostra sobre Ayrton Senna em cartaz no Rio recria voz do piloto com inteligência artificial
Uma exposição sobre Ayrton Senna foi aberta nesta quarta-feira (1º), exatos 30 anos após a morte do maior piloto de Fórmula 1 do Brasil. A mostra, imersiva e interativa, revela a trajetória pessoal e profissional do piloto com a ajuda da tecnologia.
“Eu, Ayrton Senna da Silva – 30 Anos”, fica em cartaz no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, até o dia 23 de junho. A exposição já passou por São Paulo, Porto Alegre e Recife.
Quem conduz a narrativa da mostra é o próprio Ayrton, que convida o público. A voz do piloto é recriada por inteligência artificial. Tecnologias com modelagem 3D também são usadas.
“O fã vai ter a oportunidade de encontrar material inédito, no sentido de que a gente regravou a voz do Senna com inteligência artificial. Tem muito amor nessa exposição e vão poder ver a exposição sob o ponto de vista do Ayrton”, disse Karina Israel, curadora da mostra.
Os visitantes ainda poderão conhecer algumas das memórias de infância do piloto, sua paixão pela velocidade, os hobbies e objetos pessoais.
“Fizemos uma compilação de jornais, artigos, entrevistas. De tudo o que a gente encontrou, tivemos muito cuidado. E, se íamos refazer a voz dele com inteligência artificial, que o texto fosse verdadeiro”, destacou Karina.
Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva, 30 anos”:
Período: de 1º de maio a 23 de junho de 2024
Horário: De terça a sábado, das 11h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 20h
Local: Shopping Village Mall – Área de Eventos do SS1
Endereço: Av. das Américas, nº 3.900 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Classificação etária: Livre (menores de 14 anos somente acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais)
Valor do ingresso inteiro: R$ 45,00
Valor do ingresso de meia entrada: R$ 22,50
A compra de ingressos pode ser feita pela internet.