Ministério das Relações Exteriores autoriza novo concurso para a carreira de diplomata

O Ministério das Relações Exteriores publicou nesta segunda-feira (dia 6), no Diário Oficial da União, uma portaria que autoriza a realização de um concurso para preencher 30 vagas na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata. Caberá à Diretora-Geral do Instituto Rio Branco publicar o edital da seleção, o que deverá acontecer em breve.

Após a publicação das regras do processo seletivo, o prazo para a realização da primeira prova será de dois meses.

“As reduções de prazos (…) devem-se à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2023”, informou o ministério na Portaria 440.

A primeira fase do concurso terá prova objetiva, de caráter eliminatório, com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.

A segunda etapa do processo seletivo terá provas escritas, também de caráter eliminatório e classificatório, compostas de questões de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

A terceira fase da seleção contará com novas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, incluindo questões de História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, Língua Espanhola e Língua Francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *