Governo do Estado realiza a 7° Caminhada Rara no Rio de Janeiro

Ação ocorreu no Aterro do Flamengo, em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras

O Dia Mundial das Doenças Raras tem a data marcada em mais de 60 países, e foi instituído no Brasil, no dia 29 de fevereiro, por se tratar de uma data rara. Na ausência deste dia, e para que fosse lembrado anualmente, foi determinado então, que se passaria para 28 de fevereiro. Em respeito a essa data, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com outras instituições, promoveu a 7° Caminhada Rara no Estado do Rio.

Realizado no Aterro do Flamengo, a ação contou com diversas stands com cartazes informativos, distribuição de garrafas d’água e barrinhas de cereais, materiais de divulgação, música e muita animação. A caminhada teve duração de 30 minutos, e mais de 40 pessoas compareceram ao ato.

A subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Aline Forasteiro, participou de toda a ação e elaborou, junto com as outras entidades, o evento. “É muito importante ações como essa, para conscientizar e promover mais políticas públicas para esse grupo que precisa de toda a atenção da sociedade civil e do Estado”, comentou Aline.

Uma das entidades parceiras, o Rotary International, que tem como objetivo a diversidade, equidade e inclusão, também esteve presente apoiando toda a causa. A presidente do Rotary Club de Copacabana, Zélia Carvalho, falou sobre o material que eles produziram chamando atenção para a importância de fazer da vacinação um momento mais tranquilo para as crianças: “Vacinar a criança é muito importante, elimina diversas doenças, mas a maioria das crianças chora na hora de serem vacinadas. Para ajudar nisso, produzimos esses cataventos com QR Code que é só aproximar da tela do celular que automaticamente aparece um joguinho. A ideia é que entretidas com o jogo a hora de tomar a vacina seja mais tranquila. Dessa forma tudo fica mais divertido, e a criança fica protegida”, explicou Zélia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *