22 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Milhares de pessoas visitaram a tradicional Festa de Santo Antônio, em homenagem ao Padroeiro de Duque de Caxias

Mais uma edição da tradicional Festa de Santo Antônio, em Duque de Caxias, finalizada com sucesso!

Durante os cinco dias de festa, de 12 a 16/06, milhares de pessoas marcaram presença nos diversos eventos programados para a festa que celebra Santo Antônio, o padroeiro de Duque de Caxias. O público aproveitou para provar comidas típicas, curtir a programação cultural e assistir às missas, com muita alegria e devoção ao santo padroeiro.

Como acontece todos os anos, o evento ocupou a extensão da Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy), entre a Catedral de Santo Antônio e a Praça do Pacificador, no Centro. Além de ampla sinalização, guardas de trânsito orientaram os motoristas para evitar engarrafamentos. A organização e a segurança também foram garantidas com a presença de vários órgãos do município, como as Secretarias de Obras e Defesa Civil, de Saúde, Secretaria de Segurança Pública e de Transporte e Serviços Públicos, além da Secretaria de Estado de Polícia Civil e Secretaria de Estado de Polícia Militar, que além dos policiais, também disponibilizou o caminhão do comando para, junto com o CISPBAF, fazer o reconhecimento facial e identificação de criminosos no espaço do evento. A organização também contou com o apoio de voluntários dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs, da Defesa Civil municipal. Trabalhadores da Superintendência de Limpeza Urbana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, ficaram responsáveis em manter a limpeza e fazer a coleta de lixo diário, contabilizando 251,69 toneladas de lixo recolhido, no trecho do evento e nas vias do entorno. Um espaço foi montado para os atendimentos médicos, com as equipes de profissionais da Atenção Básica e do SAMU, totalizando 29 atendimentos realizados.

O grande público presente apreciou, em todos os dias, os diversos quitutes tradicionais das festas juninas e pratos típicos nordestinos vendidos nas barracas. Os produtos artesanais foram uma atração à parte no evento. Como não poderia faltar, os participantes também aproveitaram as comidas e lembranças oferecidas pelas barracas instaladas na igreja, que sediou uma quermesse para benefício das obras sociais.

A programação religiosa emocionou os fiéis, a começar pela procissão de Corpus Christi, realizada no dia da abertura. Durante todos os dias foram celebradas missas na Catedral de Santo Antônio, dedicadas a diversos temas. O ponto alto da programação religiosa aconteceu com a tradicional procissão de Santo Antônio, acompanhada por milhares de devotos.

A Praça do Pacificador, onde está localizado o Teatro Raul Cortez, foi o espaço reservado para as apresentações de grupos musicais e artistas da região, além de oferecer diariamente exibições de quadrilhas juninas e grupos de dança.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Fundec, ofereceu serviços gratuitos de beleza no Polo de Beleza, espaço montado na Praça da Emancipação (Praça do Relógio). No local, equipes formadas por professores e alunos dos cursos da Fundec ofereciam cortes de cabelo, barbeiro, manicure, arte afro (tranças) e designer de sobrancelhas, totalizando mais de 3.500 atendimentos realizados. As atividades educacionais ficaram por conta da Tenda Multicultural da Secretaria Municipal de Educação, instalada na Praça do Pacificador, com apresentação de grupos de quadrilhas das escolas municipais, contação de histórias, oficinas, entre outros. A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal também ganhou um espaço no evento, com distribuição de mudas de plantas e atendimento ao público.

Na parte cultural, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, destaque para a apresentação do espetáculo “A Festa do Menino Maluquinho”, do grupo artístico MultiArte, no palco aberto do Teatro Municipal Raul Cortez. A performance teatral prestou uma homenagem ao escritor e cartunista Ziraldo, que presenteou à Diocese de Duque de Caxias, em 2014, com o desenho de Santo Antônio, tornando-se a marca da Festa do padroeiro da cidade. A homenagem, com o quadro em comemoração aos 10 anos do desenho do cartunista, foi entregue pelos artistas do espetáculo para a subsecretária municipal de Turismo, Lídia Malafaia.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *