MetrôRio recruta interessados em vagas de emprego destinadas a pessoas com deficiência

O MetrôRio, por meio do programa “Abrindo Caminhos”, recruta interessados nas oportunidades da concessionária. O projeto é destinado às pessoas com deficiência e oferece vagas de trabalho com carga horária de quatro horas diárias em diversas áreas da empresa. Os selecionados vão atuar nas instalações dos centros Administrativo e de Manutenção e nas estações do sistema metroviário. Desde a implementação, em 2015, centenas de pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa.

‎​‏

“O nosso objetivo é proporcionar a essas pessoas uma oportunidade de desenvolvimento e aprimoramento de competências técnicas e comportamentais, além de apoio e direcionamento de carreira. Após participar do processo seletivo e ingressar na companhia, a pessoa realiza uma série de treinamentos, como Protagonismo de Carreira, Pacote Office, Metas e Resultados, entre outros”, contou Adriana Marcos, Analista Sênior de Recursos Humanos do MetrôRio.

‎​‏

Na concessionária, a história da colaboradora Vania Reis serve como inspiração para que novos talentos participem de projetos de empregabilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Atuando há mais de cinco anos na empresa, ela entrou no MetrôRio na área de Gerência de Serviço ao Cliente, como Auxiliar de Estação.

‎​‏

“Na época, eu estava desempregada. Fiquei sabendo que havia vagas de trabalho para pessoas com deficiência no metrô e cadastrei meu currículo no site. Em dez dias, fui chamada para entrevista, por meio do programa Abrindo Caminhos e comecei a trabalhar na estação Central do Brasil/Centro fazendo a liberação das gratuidades, numa carga horária de 4 horas. Há 8 meses, fui promovida ao cargo de Operadora de Estação, trabalhando durante 8 horas por dia. Eu fico feliz e me sinto útil trabalhando aqui, porque contribuo com a minha equipe todos os dias, e eles me incentivam constantemente. Não há desafios que eu não consiga alcançar aqui”, contou Vania.

‎​‏

Entre os benefícios oferecidos pela empresa para essas vagas estão: vale refeição, vale alimentação, cesta de Natal, vale-transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida, auxílio creche e auxílio academia.

‎​‏

Para concorrer às oportunidades de trabalho do programa “Abrindo Caminhos” é preciso se cadastrar no Banco de Talentos – Programa Abrindo Caminhos, neste link.

‎​‏

O MetrôRio reafirma o seu compromisso institucional de apoio à luta pela igualdade de direitos, pela geração de oportunidades e pela valorização da diversidade. Desde 2017, a concessionária desenvolve um programa de diversidade baseado nos pilares Gênero, Raça, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência, adotando práticas como recrutamento às cegas, programas de mentoria, vagas afirmativas, campanhas de letramento e a realização de diversas ações de conscientização dos colaboradores.

‎​‏

Além disso, a concessionária é uma das empresas signatárias dos compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e participa de pactos e movimentos empresariais para fomento à diversidade e inclusão, entre eles, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e a ONU Mulheres.

‎​‏

Em 2023, o MetrôRio conquistou o certificado Great Place to Work (GPTW), que reconhece as empresas que são consideradas pelos próprios colaboradores como um ótimo lugar para se trabalhar. O selo global é um dos mais importantes em relação à gestão de pessoas, e esta foi a primeira vez que a empresa participou da análise da consultoria GPTW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *