Mesquita participa de capacitação sobre segurança nas escolas

Alguns dos temas abordados foram o bullying e cyberbullying, além dos aspectos pedagógicos fundamentais para evitar casos de violência

Equipes da Educação de Mesquita participaram de uma capacitação sobre segurança nas escolas. A iniciativa, que visa preparar os profissionais pedagógicos para atuar em situações de risco, é do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Polícia Militar. A palestra aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Nova Iguaçu, na tarde desta terça-feira, dia 23 de maio.

Alguns dos temas abordados foram o bullying e o cyberbullying. Além disso, foram apresentados os aspectos pedagógicos fundamentais para evitar casos de violência nas unidades escolares. Dessa forma, foi necessário conhecer as problemáticas, como os tipos de ameaças, os perfis de causadores e as motivações, para pensar em soluções plausíveis à elas.

“Com essa formação, poderemos pensar melhor nas práticas educacionais, tendo como base o social e o humano, na forma de lidar com os alunos. Às vezes, um olhar atencioso e um gesto gentil dentro da sala de aula pode fazer toda a diferença”, pontua Isabelle Guimarães, subsecretária de Gestão Administrativa.

Quem também não perdeu a oportunidade de participar da ação foi o secretário municipal interino de Educação, Fabio Baiense. Ele acredita que os setores públicos devem estar unidos para realizar um trabalho eficaz e eficiente. “Não podemos falar em educação sem falar em segurança, saúde e assistência social, por exemplo. Tudo está interligado e funciona melhor quando agem juntos. Assim, conseguimos proporcionar um ambiente melhor para os alunos, professores e demais profissionais da educação”, frisa.

O programa “Segurança na escola” é caracterizado por treinamentos de gerenciamento de risco para quem atua no setor educacional. Isso para que esses profissionais saibam como agir em situações de conflito ou crise, enquanto esperam a chegada da polícia na escola. A capacitação faz parte das ações integradas de segurança e cultura de paz, estabelecidas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *