Mesquita: Junho foi marcado por ações de conscientização do Meio Ambiente

Para celebrar, Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou atividades que incentivam a preservação da natureza

O Dia Nacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, rendeu uma programação extensa ao longo do mês passado, em Mesquita. Diversas ações foram realizadas para celebrar e conscientizar a população sobre a causa. A Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo organizou três eventos principais espalhados pelo município. Mas as atividades não se resumiram a junho: desde o início do ano, cerca de 3.600 munícipes, incluindo estudantes, já participaram das campanhas de conscientização.

“As ações sobre essa causa são muito necessárias para o meio ambiente. Mesquita tem um departamento de educação ambiental, que leva instruções e informações para a população. Por isso, queremos que tenham essa conscientização e conhecimento”,  reforça Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.

Para dar início às celebrações, foi montada uma tenda na Praça Elias Naval, no BNH, no dia 3 de junho. Lá, o espaço recebeu exposições de materiais recicláveis e equipes da Educação Ambiental do município, que garantiram informações sobre atitudes sustentáveis.

De olho nas crianças, entre os dias 5 e 7 de junho, alunos da rede de ensino pública municipal participaram de um Cine Debate. Sob a responsabilidade da Coordenadora de Educação Ambiental, Rosaura Clem, a exibição de vídeos abordou o destino dos resíduos sólidos urbanos.

Já em 12 de junho, a subsecretaria, junto ao Grupamento Tático Ambiental da Guarda Municipal de Mesquita, levou uma turma do 5º ano da Escola Municipal Presidente Castelo Branco para a recomposição da mata ciliar em Mesquita, nas margens do Rio Sarapuí, no BNH. A atividade proporcionou aprendizado sobre a mata nativa do local e o descarte correto de resíduos sólidos.

Além desses, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, no Centro, e Presidente Castelo Branco, em Rocha Sobrinho, tiveram a oportunidade de participar dos Jogos Ambientais, que consistem em um quebra-cabeça chamado “A Rota do Lixo” e o jogo de tabuleiro “Como Cuidar de Mesquita”. As ações aconteceram nos dias 15, 22 e 28 de junho.

“Esse trabalho com crianças e adolescentes é muito importante porque é nessa idade que mais se adquire conhecimento para a formação cidadã. Assim, teremos adultos com mais atenção à causa ambiental”, explica Rosaura.

Por fim, no dia 16, as equipes da subsecretaria distribuíram mudas de verduras, temperos e ervas para quem passava pela Vila Olímpica de Mesquita, além da realização do cadastro na Coleta Seletiva Solidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *