Mesquita: Colônia de Férias do SCFV diverte crianças no recesso escolar

Realizada nos equipamentos da Assistência Social do município, programação da semana conta com teatro de fantoches e exibição de filmes

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Mesquita iniciou nesta segunda-feira, dia 24 de julho, a colônia de férias do SCFV para crianças e adolescentes assistidos pelo programa. Com programação para toda a semana, o evento está acontecendo no Espaço Convive e nos CRAS espalhados pelo município. As atividades ocorrem das 14h às 16h e são conduzidas por oficineiros, que realizam ações lúdicas, recreativas, culturais e de apoio para as crianças e jovens integrantes. O projeto promove interações socioassistenciais e socioeducativas, proporcionando oportunidades de integração entre os participantes, sempre da faixa etária entre 7 e 14 anos.

Para a estreia da colônia de férias, o CRAS Juscelino, localizado na Avenida São Paulo 465, promoveu uma tarde com contação de histórias e teatro de fantoches para as 17 crianças presentes. Os menores se divertiram com uma apresentação interativa e disposta a incentivar o gosto pela leitura entre o grupo.  Além das ocupações recreativas, durante a semana, lanches serão oferecidos para os usuários, que também vivenciarão uma tarde de exibição de filme – e com direito a pipoca.

“A colônia de férias nos traz muita satisfação porque é um período de recesso escolar, oportuno para o fortalecimento de vínculos de forma lúdica e divertida, evitando a ociosidade dos nossos pequeninos”, comenta a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Sildivânia Souza.

Já na tarde de terça-feira, 25 de julho, no CRAS Santa Terezinha, 19 crianças participaram de gincanas promovidas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a equipe do próprio Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Em um formato socioeducativo, as atividades incluíram a criançada como parte interativa da brincadeira, criando novas oportunidades de aprendizagem para elas. A prática aconteceu em configuração de jogo de tabuleiro, onde os integrantes se moviam conforme carros e retiravam placas de trânsito como orientação. Um outro entreterimento, proposto pelo CREAS, consistiu em questionamentos e lições sobre trabalho infantil, para desenvolver os conhecimentos dos presentes sobre o assunto.

“Todos os CRAS do município estão com atividade. Essa semana foi pensada como um momento para fortalecermos o serviço de convivência e vínculos nessas crianças e adolescentes. Em muitos casos, são crianças que não podem ficar brincando na rua ou em locais externos. Aqui, porém, elas podem participar de atividades de recreação enquanto reforçam a afeição umas com as outras”, valoriza a subsecretária municipal de Assistência Social, Nara Cristina Lucena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *