Menina de 5 anos e adolescente de 17 anos morrem durante ação da PM na Ilha do Governador

Uma menina de 5 anos e um adolescente de 17 anos morreram baleados na manhã deste sábado (12) na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Moradores acusam PMs pelas duas mortes.

Segundo testemunhas, no fim da madrugada dois homens em uma moto desobedeceram a uma ordem de parada da Polícia Militar e foram alvo de tiros. Um deles morreu.

Na sequência, moradores fecharam uma das vias de acesso ao Morro do Dendê, e mais PMs chegaram. Nesse momento, uma menina de 5 anos foi atingida em casa, no alto da favela, por uma bala perdida.

Vídeos nas redes sociais mostram viaturas da PM em alta velocidade na via interditada enquanto se ouvem disparos. Um ônibus foi incendiado.

O que dizem as autoridades

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que uma equipe do 17º BPM (Ilha do Governador) “teve atenção voltada para dois homens em uma motocicleta, na Rua Paranapuã, na Ilha do Governador, onde o ocupante de carona portava uma pistola”.

“De acordo com os policiais que atuaram na ação, após uma tentativa de abordagem, o indivíduo disparou contra a equipe, e houve revide. O suspeito foi ferido e socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal Evandro Freire. O homem que conduzia a motocicleta foi conduzido à 37ª DP a fim de prestar esclarecimentos”, descreveu. “Posteriormente, um grupo de manifestantes ateou fogo a um ônibus na Rua Paranapuã, e o Batalhão de Rondas e Controle de Multidão (Recom) foi acionado em apoio, além do Corpo de Bombeiros, para conter as chamas”, prosseguiu.

“O comando do 17º BPM foi informado sobre uma criança baleada no interior da comunidade do Dendê e que foi socorrida por familiares. Segundo informações colhidas por testemunhas, a vítima teria sido atingida no interior de sua residência. Ressaltamos que não havia operação policial no interior da comunidade”, emendou.

O comando da unidade instaurou um procedimento para averiguar a conjuntura das ações. A Corregedoria da PM acompanha os trâmites.

O Corpo de Bombeiros informou que um jovem de 18 anos foi baleado e encaminhado para a Coordenação de Emergência Regional (CER) da Ilha do Governador por uma equipe acionada às 7h30.

A direção do Hospital Municipal Evandro Freire, anexo à CER, informou que um homem sem identificação, vítima de ferimento por arma de fogo, deu entrada já em óbito na unidade — ainda não se sabe se é o atendido pelos bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *