Maricá: Secretaria de Cultura comemora Dia da Abolição da Escravatura com atividades culturais

Festividade terá homenagem aos pretos-velhos no Cine Henfil e apresentação de capoeiristas na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, se une aos descendentes do povo afro para festejar o Dia da Abolição da Escravatura e homenagear aos pretos-velhos nesta segunda-feira (13/05), a partir das 16h30, no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro. Organizada pela Coordenação de Matizes Africanas e Etnias, a solenidade terá início com uma palestra sobre os escravizados em Maricá, ministrada pela arquiteta Renata Gama.

Após a demonstração do tema, haverá uma apresentação com bloco Identidade Preta que, do Cine Henfil, seguirá em passeata com capoeiristas em berimbalada até à Praça Orlando de Barros Pimentel, também no Centro. “É importante ressaltarmos essa identidade que se mistura a outras culturas como arcabouço do nosso país, visivelmente miscigenado e diverso. O Brasil é isso. E não podemos deixar passar uma oportunidade sequer de festejarmos juntos”, disse o secretário Leandro Dasilva.

Sinalizados e cultuados na umbanda como ancestrais sábios e benevolentes, os pretos-velhos seriam os espíritos de negros escravizados que, de uma outra dimensão espiritual, ofereceriam proteção, orientação e cura a quem os procuram. “A relevância deles está relacionada à história e cultura afrodescendente, servindo como uma espécie de ponte com o passado e distribuindo força e sabedoria para as novas gerações olharem o futuro confiantes”, completou.

Serviço:

Dia da Abolição e homenagem aos pretos-velhos

Data: 13/05

Local: Cine Henfil –  Rua Alferes Gomes, 390 – Centro.

Horário: 16h30

Programação:

16h30 – Abertura do evento Secult

17h – Palestra com a coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Renata Gama. Tema: História e tradições dos escravizados e sua Luta em Maricá”.

18h – Concentração e esquenta com o bloco Identidade Preta.

18h30 – Passeata com Identidade Preta e capoeiristas em berimbalada até a Praça Orlando de Barros Pimentel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *