Macaé: Dia D de Doação de Sangue será em 15 de fevereiro
Para que o estoque sanguíneo fique em um limite satisfatório, é preciso que a população doe qualquer tipo de sangue. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Para facilitar o atendimento, o interessado pode agendar a data e hora da doação no Portal da Prefeitura de Macaé pelo link macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/doacao-de-sangue-macae. A unidade recebe todo tipo de sangue e cada doador pode contribuir para salvar até quatro vidas.
O Serviço é responsável por abastecer o Hospital Público Municipal (HPM), Hospital Público Municipal da Serra, Hospital São João Batista, Pronto Socorro Municipal e ,ainda, os municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, além de outras cidades sem caráter de urgência. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos de enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.
O coordenador Administrativo de Hemoterapia, Denio Marinho, disse que o objetivo da campanha é manter um estoque capaz de suportar a demanda com segurança. “Tivemos uma campanha de verão muito eficiente, mas temos um compromisso com a população de realizar uma média de três vezes ao ano, o Dia D aos sábados. A intenção da campanha é melhor atender o período antes, durante e após o carnaval. Também é muito importante o comparecimento do doador permanente ou não, para atendermos diversos procedimentos médicos que necessitam de transfusão de sangue ou de plaquetas”, finalizou. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo e-mail [email protected].
Os requisitos básicos para doação são:
* Estar em boas condições de saúde
* Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis)
* Pesar no mínimo 50kg
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
* Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação)
* Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial