Macaé Conectada: Prefeitura lança aplicativo de ônibus

Como parte do Programa Macaé Conectada, a Prefeitura de Macaé lançou, nesta terça-feira (2), o aplicativo do transporte público. Totalmente gratuito para o usuário, o Cittamobi pode ser baixado nas lojas de aplicativo do telefone celular, disponível nos sistemas Android e IOS. Com o aplicativo instalado, o usuário do transporte terá disponível na tela do celular as linhas, pontos e horários dos ônibus que vão passar próximo ao local onde a pessoa está. Além de outras interações.

“Estamos avançando novamente na questão do transporte. Agora chega o dia da gente poder disponibilizar mais esse serviço para o usuário. Uma coisa que já tinha em outros municípios e não tinha por aqui. É muito bacana a gente poder oferecer o que tem de mais moderno para a população que usa o transporte diariamente”, destacou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

O aplicativo é mais uma etapa do Programa Macaé Conectada de tecnologia no transporte coletivo do município, com ônibus novos climatizados, Wi-fi, entrada USB para carregar a bateria do celular, acessibilidade, novos abrigos de ônibus com USB e terminais urbanos também com Wi-fi.

Para o lançamento estiveram presentes representantes da Cittamobi, Tryvia e da concessionária de transporte coletivo urbano, parceiros da prefeitura no aplicativo. O Cittamobi, que é gratuito para a prefeitura, tem 10 anos de mercado e está presente em 337 cidades, com mais de 25 milhões de usuários.

Também estiveram na reunião, o secretário de Governo, Juninho Luna, o secretário em exercício de Mobilidade Urbana, Cláudio de Araújo, o diretor da Coordenadoria de Transporte, Luiz Carlos Moreira e o coordenador de Planejamento da Mobilidade Urbana, Rui Paiva.

O aplicativo funciona com os dados enviados pelo GPS dos ônibus em tempo real, conectado às quatro operadoras de telefonia móvel. O usuário poderá saber quais linhas e em quanto tempo os ônibus estarão passando próximo ou no local em que a pessoa se encontra. Além de roteirizar seu trajeto, colocar suas rotas favoritas e pontos mais usados. O QR Code do Cittamobi estará disponível nos terminais, ônibus, busdoor, pontos de integração, entre outros locais, para as pessoas baixarem.

“O APP é um marco para Macaé migrar para um novo momento do transporte público. Ele é totalmente intuitivo e permite a interação do usuário de enxergar o transporte público como um todo, de programar o seu ir e vir. Nos empenhamos durante meses para alcançar o objetivo, fizemos testes com usuários e agora podemos lançar esse aplicativo que permite total interação”, explicou o diretor da Coordenadoria de Transporte.

Os locais que não possuem sinal das operadoras de telefonia móvel continuarão a funcionar com as linhas programadas e horários já estabelecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *