25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Light realiza hoje, (12/6), megaoperação contra ‘gatos de energia’, com apoio da Polícia Civil, na Zona Norte do Rio

Empresa identificou 20 irregularidades no consumo de energia na Zona Norte do Rio.
A Light está realizando, hoje (12/06), uma megaoperação de combate ao furto de energia, na região do Vista Alegre, Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação conta com cerca de 400 colaboradores da Light, entre técnicos de campo, eletricistas, supervisores e engenheiros, e o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), além da 38ª e 27ª Delegacias de Polícia e da Polícia Militar.
Desde o início da manhã, a empresa identificou fraudes em seis (6) estabelecimentos comerciais. Os responsáveis por quatro destes locais foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento (restaurante, padaria, residência e peixaria).
A concessionária também disponibiliza atendimento comercial aos moradores da região, com uma estrutura montada na Praça Jardim Alegre. No local, será possível solicitar serviços como atualização cadastral, troca de titularidade, parcelamento de débitos, entre outros.
De janeiro a abril, Light regularizou 1.525 ligações clandestinas e normalizou 57.859 instalações

Nos quatro primeiros meses do ano, a Light recuperou cerca de 50,85 GWh de energia, o suficiente para abastecer o consumo de 21 mil residências, durante 1 ano. Se for considerada uma média de quatro pessoas por residência, o total de pessoas (84 mil) equivalente a população total do município de Seropédica (RJ) (80 Mil), por exemplo.
Neste período, a concessionária já regularizou 1.525 ligações clandestinas, aumentando a sua base de clientes. As ligações clandestinas são aquelas feitas de forma irregular por consumidores que não têm contrato com a distribuidora. A empresa também normalizou cerca de 57.859 instalações (irregularidades identificadas em casas/comércios de quem é cliente da Light).
Furto de energia: prejuízo para todos

Presente em 31 municípios do Rio de Janeiro, em uma das áreas de concessão mais complexas do Brasil, com dificuldades estruturais históricas, em que os níveis de furto de energia são muito superiores à média nacional, a Light atua, diariamente, em parceria com o poder público para coibir essa prática.

O prejuízo anual para a companhia é de cerca R$ 800 milhões. Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, a cada 100 clientes regulares, 34 furtam energia.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, e causa prejuízos a toda a população. As ligações clandestinas são contra a lei e perigosas, pois podem ocasionar acidentes e incêndios. Além disso, este tipo de crime causa interrupções no fornecimento de energia, devido à sobrecarga na rede elétrica. Em locais com furto de energia, os transformadores da Light – configurados e instalados para atender os clientes da companhia naquela área – ficam sobrecarregados com a demanda irregular de energia provocada pelas ligações clandestinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *