Jovem macaense sobre ao pódio em 4º lugar no Campeonato Carioca de Kart

 

Natural de Macaé e amante dos esportes radicais, Bernardo Gusmão Figueira, de apenas 13 anos, já demonstra ser uma promessa da modalidade esportiva de automotor. No sábado, dia 27, o jovem piloto kartista participou do Campeonato Carioca 2024, realizado no Kartódromo Internacional de Guapimirim, no interior do Estado do Rio de Janeiro, chegando em quarto lugar da categoria Sprinter. Os bons resultados nas competições deram a ele a condição de receber o suporte do Programa Bolsa Atleta, fornecido pela Prefeitura de Macaé.

O primeiro contato com o ronco dos motores foi aos sete anos, numa pista pequena de indoor, na região de Búzios. Ao completar oito anos de idade, conquistou, em Volta Redonda, o seu primeiro pódio e, a partir daí, não parou mais. “Ele estava lá com o pai, Leonardo Figueira, correndo em kart de aluguel, foi quando os observadores da Equipe DTM, de imediato, perceberam nele um grande potencial, e o convidaram para um campeonato na categoria cadete. Através dessa equipe, ele chegou ao profissional de kart”, conta Luciana Gusmão, mãe e orgulhosa fã de Bernardo, que hoje cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental.

Após a estreia no Campeonato Carioca, em Volta Redonda, no ano de 2020, a rotina de treinos passou a incluir viagens todos os finais de semana para Guapimirim, local mais próximo de Macaé, que possui pista profissional e onde se realizam os cariocas e estaduais. A atuação promissora do kartista já motiva seus pais a estudarem a possibilidade de levá-lo para o campeonato brasileiro representando a cidade de Macaé. Enquanto isso, Bernardo está inscrito na categoria Sprinter, para a terceira etapa do campeonato estadual carioca, que acontecerá no dia 25 de maio.

Ainda iniciante como profissional de kart, Bernardo Gusmão comenta sobre a etapa do Carioca deste último final de semana: “Fiz minha estreia na categoria Sprinter 2 tempos, onde as disputas são muito acirradas e desafiadoras, com pilotos de níveis mais elevados, e com garra consegui subir ao pódio em 4º lugar”. Para completar, fala que pretende andar de kart por algum tempo, explicando que para disputar categorias mais avançadas, só com 16 anos. “Mas sonho poder participar do Stock Car e Turismo Brasil, entre outras categorias de mais velocidade e adrenalina”, diz.

Em seu currículo de participações em competições nacionais e regionais, o macaense já esteve presente no Open do Brasileiro da cidade de Birigui, estado de São Paulo. Ainda teve presença no Campeonato Brasileiro Open, realizado no estado de Santa Catarina. O grid de largada desta prova foi composto por 70 pilotos. Também marcou sua participação no Campeonato Brasileiro Open, realizado no estado de Santa Catarina, concorrendo com igual número de pilotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *