Japeri: SEMUS reúne cuidados em saúde e muitas histórias de moradores

As ações levam diversos serviços para perto da população

 Morador do bairro Guandu desde 1977, o aposentado José da Silva (67), veio do Rio Grande do Norte para trabalhar. Como muitos moradores da cidade, quando levantava ainda era noite. Hoje,  relata que viu o bairro crescer, ganhar iluminação, asfalto, escola e posto de saúde.  “Aqui, eu criei meus quatro filhos, nasceram meus netos e, hoje que estou aposentado. Vou aproveitar pra cuidar da saúde mais perto de casa, que é melhor”, disse ao lado da filha, Josineide Lopes, que o acompanhava.

Assim, são as mobilizações de saúde promovidas pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e, que além dos cuidados de atenção básica, permitem a reunião de diferentes gerações que moram no bairro.  “Conversar com os vizinhos enquanto cuido da saúde é muito bom”, disse Jussara Martins, 57 anos, que mora na localidade há 5 anos e passou pelos serviços de vacina, dentista e consulta médica.

Para Adriana Barros, que atua nos projetos da associação de moradores, essa é uma ótima ação. “A saúde precisa estar perto dos moradores. É nosso maior bem”, disse ela, aproveitando para chamar a vizinha que aguardava uma consulta.

A enfermeira Andressa da Silva, que trabalha  e mora no bairro, ressalta ainda que a mobilização agiliza os atendimentos e vai de encontro a necessidade dos moradores, além de permitir que estejam juntos. “Eu vejo como profissional e como moradora, a importância de estarmos com essas ações e cuidados. Saúde une as pessoas”, relata.

A ação teve 300 atendimentos nas modalidades de pesagem bolsa família; verificação de glicemia e pressão arterial; vacina Influenza e bivalente; teste rápido hepatite, HIV, sífilis; atualização de cadastro; entrega de caderneta do idoso; marcação de ginecologia, pré-natal, preventivo, puericultura e atendimento médico, odontológico; Cras; auriculoterapia e consulta de enfermagem.

 

Nesta segunda-feira (8), a mobilização esteve também, no bairro Chacrinha, onde realizou 125 atendimentos de atenção básica em diversas modalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *