Japeri recebe o Mamógrafo Móvel na Praça Wendel Coelho
O equipamento chegou à cidade e vai realizar 530 exames até o dia 03
A chegada do Mamógrafo Móvel nesta terça-feira, (30), na Praça Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira, foi um alívio para mulheres que já passaram pelo câncer ou que realizam o exame apenas como prevenção. Pensando nestes casos, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), firmou uma parceria com o Governo do Estado, trouxe além dos exames de mamografia, as ultrassonografias transvaginal, pélvica e de tireoide.
Segundo a Prefeita, Fernanda Ontiveros, a ação tem o objetivo de disponibilizar os exames dentro do município, com maior agilidade, conforto e rapidez na realização e na entrega do resultado.
“O apoio do Estado é uma ação direta de atenção às necessidades que apontamos. Essa é uma união de responsabilidades, município e estado, para prevenir o câncer de mama e as doenças de órgãos reprodutivos femininos, pelve e tireoide”, completou a gestora, que agradeceu ainda o apoio do deputado estadual Andrezinho Ceciliano.
Para Rosângela Barros da Silva, de 62 anos, que há 12 anos teve câncer de mama e precisou passar por uma mastectomia (retirada da mama), as palavras da prefeita vão de encontro ao seu pensamento, de que esses exames no centro do bairro é um sinal de que os cuidados avançaram.
Hoje, ela trouxe a Praça Wendel Coelho, mulheres da organização social, Graça da Paz, para fazerem a mamografia. “Sou grata por estar viva, mas, quero que as mulheres possam ter a chance de se prevenir e não ter o câncer de mama”, relata ao lado da dona de casa, Tânia Regina de Moraes, 56, que realizou a mamografia e classificou como um procedimento rápido e importante.
Mamógrafo Móvel
O equipamento ficará na cidade até o dia, (03/06), e serão oferecidos um total de 350 mamografias e 180 exames de ultrassonografia nas modalidades: pélvica, transvaginal e de tireoide. Os exames têm duração de 20 minutos.
O agendamento dos serviços é feito pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com os pacientes cadastrados no sistema de regulação. Os exames são realizados das 8h às 17h.
Marizete de Barros Pinto, de 60 anos, relatou que aguardava há sete meses para realizar o exame de ultrassonografia da tireoide solicitada pela médica da unidade de saúde do Mucajá. Ela, que está com nódulos na região do pescoço, falou da preocupação que sentia pela demora na marcação. “Hoje, já estou mais tranquila, fiz o exame e vou agendar a consulta com a médica e definir meu diagnóstico”, relatou aliviada.
Presente na ação desde a abertura, a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares, disse que esse é o resultado do trabalho da secretaria de saúde. “Seguindo as diretrizes da nossa prefeita, a secretaria viabilizou a parceria e realizamos uma força tarefa para agendar os pacientes e hoje estarmos atendendo cerca de 150 pacientes de mamografia e ultrassonografias”, relata.