Japeri realiza reunião do Grupo de Ações Coordenadas para o Plano de Contingência Municipal de Desastres Naturais
A prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou, na quarta-feira, (30), mais uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para atualizar o Plano de Contingência- Plancon 2024-2025. Desta vez, teve a presença da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que tem acompanhado de perto as ações do grupo.
Estão sendo tratados os protocolos de evacuação, pontos de apoio, abrigos e outros temas, que atendam a população em caso de desastres naturais. A próxima reunião do GRAC ocorrerá na quarta-feira, 6 e o Plancon será apresentado em audiência pública no próximo dia 11. Já no dia 25/11 será realizado um simulado de mesa.
A prefeita destacou a importância da articulação entre as secretarias para uma resposta eficaz em situações de emergência. “É essencial reunir as secretarias para que, diante de eventos adversos, estejamos melhor preparados e possamos responder de forma eficiente.”
Já o vice-prefeito, Carlos Januário, enfatizou a importância de definir diretrizes e as necessidades de equipamentos e recursos a serem aplicados. “O Plano de Contingência é essencial para os períodos de chuvas. As secretarias apresentaram suas necessidades e solicitações de equipamentos e recursos. O comitê de crise se reúne para obter uma visão integrada das ações,” afirmou.
As reuniões são realizadas com intenção de reduzir riscos e coordenar ações em situações de desastre, considerando três eixos principais: análise das hipóteses de desastres, preparação para situações de risco e desenvolvimento de respostas ágeis e eficazes. O foco está em prever cenários de catástrofes, estabelecer medidas preventivas, organizar treinamentos e implementar ações para minimizar os impactos, incluindo abrigamento, controle de zoonoses, suporte a pessoas com deficiência, estrutura de saúde, cuidados com animais e segurança alimentar durante emergências.
Estiveram presentes representantes das secretarias de Educação; Segurança, Trânsito, Ordem Pública e Postura (Semustop); Defesa Civil; Saúde; Meio Ambiente; Agricultura e Pesca (Semap); Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Comunicação; Assistência Social; e Obras.