20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Janeiro Roxo: Saúde de Macaé conscientiza sobre a hanseníase

Identificada em 1873, a hanseníase ainda acomete centenas de pessoas todos os anos. Neste mês, foi instituído em 2016 pelo Ministério da Saúde, o Janeiro Roxo, que visa conscientizar a população contra o estigma e o preconceito, além de chamar a atenção das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado.

Nesta perspectiva, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Dermatologia Sanitária e de Pneumonia Sanitária, vinculado à gerência de Vigilância em Saúde, irá ampliar o número de atendimentos com objetivo de fazer uma busca ativa de novos casos. A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses.

De acordo com a gerente de Programa de Dermatologia Sanitária e de Pneumonia Sanitária, Grazielli Valente, no final deste mês, será realizado um treinamento teórico e prático para os coordenadores das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “A meta é descentralizar o atendimento, visando à busca de casos suspeitos em vários pontos da cidade”, disse.

Ela acrescenta que após o treinamento será implementado o teste rápido de diagnóstico da hanseníase, utilizado para monitoramento dos contatos dos pacientes positivos para a doença. “O teste rápido é um instrumento inovador de diagnóstico precoce. Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia”, pontuou.

Hanseníase – A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.

O Programa de Dermatologia Sanitária, funciona no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos (Barracão), na Rua Marechal Rondon, 390, Miramar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *