21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Itatiaia realiza cirurgias na área de cabeça e pescoço

A Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (02/08) procedimentos na área de cabeça e pescoço. Conduzidos pela médica Ana Luísa Lago, foram realizadas duas cirurgias no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros. A primeira foi uma Tireoidectomia Total em uma mulher, de 40 anos. Moradora do bairro Nova Conquista, ela aguardava o procedimento há quatro anos e deve receber alta nesta quinta-feira. Aconteceu ainda uma biópsia de linfonodo cervical, em um paciente masculino.  

De acordo com a médica Ana Luísa Lago, os procedimentos na área de cabeça e pescoço serão realizados semanalmente, às quartas-feiras. Segundo ela, todos os pacientes já foram avaliados e orientados em ambulatório. Ela salienta que a Tireoidectomia é o tipo de operação mais comum para a remoção da glândula tireóide.   

– Após o procedimento, o paciente, com a devida orientação médica, faz reposição hormonal, tendo uma boa qualidade de vida. Já a biópsia de linfonodo é necessária para investigar os casos de crescimento inesperado dos gânglios, ajudando na diferenciação entre processos infecciosos, inflamatórios ou neoplásicos”, explica.  

O Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, lembra que o município zerou a fila com a demanda por consultas na área de cabeça e pescoço. “Iniciamos neste mês as cirurgias nesta área. É importante destacar que a Tireoidectomia realizada nesta quarta-feira, 02 de agosto, foi primeira cirurgia desse tipo realizada no município”, destaca. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *