Itatiaia desenvolve ações voltadas aos fibromiálgicos  

 

Nesta sexta-feira, 12 de maio, transcorre o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. A data foi instituída pela Lei 14.233/21, com o objetivo de proporcionar maior visibilidade ao tema e estimular a disseminação de informações sobre o assunto.

 

Renata Tinoco, responsável pelo setor de fisioterapeuta da Secretaria de Saúde de Itatiaia, informa que o município desenvolve uma série de ações voltadas para os fibromiálgicos, oferecendo apoio aos pacientes encaminhados ao Centro de Fisioterapia para sessões de acupuntura e auriculoterapia, dentre outros procedimentos. Segundo ela, mesmo tratando-se de uma síndrome para a qual não há cura pode, e deve, haver conforto para os pacientes que têm fibromialgia, que devem ser olhados com cuidado e carinho. 

 

A fibromialgia é uma síndrome reumática de origem desconhecida. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos específicos do corpo. Caracterizada pela dor, a fibromialgia ocasiona problemas físicos e emocionais, interferindo diretamente na capacidade funcional e na qualidade de vida. 

– Muitas vezes a falta de conhecimento prejudica o tratamento dos portadores dessa doença. Portanto, esclarecer a população e estimular a conscientização sobre a questão é importante, pois muita gente pode ter fibromialgia e nem saber – afirma Renata.  

O Secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, salienta que o município também disponibiliza vagas no Pilates, nas Academias da Saúde do Campo Alegre e da Vila Odete, para os fribromiálgicos. O atendimento é feito de segunda a sexta, de 8h às 17h. Segundo ele, é importante os pacientes agendarem antes uma avaliação clínica com um reumatologista, para que seja feito o encaminhamento médico. 

– O Pilates é um conjunto de exercícios que buscam restaurar a saúde de indivíduos em condições patológicas. A fisioterapia pode auxiliar no tratamento da fibromialgia, promovendo a melhora da dor e do impacto dos outros sintomas, restabelecendo a capacidade física, mantendo a funcionalidade e promovendo a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Vale ressaltar que também disponibilizamos vagas no Centro – explica Luiz Eduardo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *