23 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Itatiaia: Centro Integrado de Saúde é entregue à comunidade

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira (26/06), às 17h, o Centro Integrado de Saúde. O espaço, localizado na Rua Antônio Gomes de Macedo, ao lado da Farmácia Municipal, no Centro, passou por reformas e concentra diferentes serviços disponibilizados pela pasta, dentre eles Fisioterapia e Reabilitação, Ambulatório ampliado de Saúde Mental e a ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição).
Participaram da solenidade de inauguração o prefeito Irineu Nogueira, o Secretário de Saúde, Guilherme Amaral, a Diretora da Saúde Mental do município, Rita de Cássia Nogueira, a Diretora de Fisioterapia, Renata Tinoco, a Coordenadora de Nutrição, Bárbara Rodrigues, secretários municipais, vereadores e moradores.
A Diretora de Fisioterapia, Renata Tinoco, destaca que o setor, assim como toda a saúde, vive um novo momento. Segundo ela, a fila de espera, de cerca de 150 pacientes, foi zerada e hoje há disponibilidade de vagas. Renata informa que os aparelhos, que há algum tempo não passavam por manutenção, tiveram verificação corretiva / preventiva e estão em boas condições de funcionamento, e novos equipamentos estão em processo de aquisição
– O espaço, amplo e moderno, vai permitir a ampliação dos serviços, com mais especialidades, como os atendimentos urológicos, ginecológicos, para gestantes e TEA (Transtornos do espectro Autista). Um servidor de carreira recebeu esta capacitação e vamos atender a esses pacientes. Vamos contar também com Educador Físico e Pilates – conta.
A Diretora da Saúde Mental do município, Rita de Cássia Nogueira, reforça que o foco do trabalho nos últimos dois anos foi a melhoria da área. Os serviços do CAPS ((Centro de Atenção Psicossocial) foram ampliados, houve o acréscimo de médicos e a Residência Terapêutica foi reformulada. “Tínhamos um médico no CAPS. Hoje são quatro. Não tínhamos psicólogo infantil. Hoje temos esse profissional. Nosso trabalho buscou corrigir o que não funcionava bem e acredito que atingimos esse objetivo”, diz.
O Secretário de Saúde, Guilherme Amaral, destacou que o apoio recebido do governo municipal foi essencial para os avanços no setor. Segundo ele, a entrega do Centro Integrado de Saúde vai propiciar a ampliação do trabalho interno da Fisioterapia, com a implantação de atividades externas, e o Ambulatório ampliado de Saúde Mental vai viabilizar a psicólogos e psiquiatras o acompanhamento clínico a pacientes do SUS, não crônicos, que não são atendidos pelo CAPS.
– Com as novas dependências, onde funcionava o setor de Fisioterapia e Reabilitação, na Avenida dos Expedicionários, será instalado o Posto de Saúde da Família do Centro. O novo espaço vai ter sala de Saúde Bucal, com dentista, sala de vacinação e de curativo – informa.
O prefeito Irineu Nogueira ressaltou a importância do Centro Integrado de Saúde e agradeceu o empenho de sua equipe, que não tem medido esforços para levar serviços de qualidade à comunidade. “Vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas e melhorar a saúde, um dos principais gargalos de Itatiaia. Creio que os avanços são perceptíveis”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *