Itaperuna: Projeto ‘Equipe de Saúde Itinerante’ realiza atendimento no Córrego do Ouro

O projeto ‘Equipe de Saúde Itinerante’ é mais um destaque da Secretaria Municipal de Saúde, que vem repercutindo de forma positiva.

O projeto é uma iniciativa da Atenção Primária à Saúde, onde uma equipe composta por médico, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde prestam atendimento à população residente nas comunidades da zona rural do município.

Como não há unidade de saúde em locais mais distantes, os atendimentos são realizados em igrejas, escolas e demais locais, cedidos pelas associações de moradores ou pela comunidade local.

Recentemente foi realizado atendimento médico com a Dra. Fernanda C. Zambrotti Azevedo, na Igreja do Frigorífico, na localidade do Córrego do Ouro.

No dia do atendimento foi realizado cadastro dos usuários, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aferição das medidas antropométricas, consulta médica, distribuição de medicamentos pela médica no momento da consulta, vacinação e demais procedimentos, que podem ser realizados e agendados previamente com a equipe da ESF de referência, para dar suporte e continuidade da assistência.

A equipe que desenvolve o projeto conta com duas médicas que se revezam durante a semana, um auxiliar de enfermagem, além das agentes comunitárias que trabalham nas localidades assistidas. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido em 22 localidades da zona rural:

Jaboticaba, Poço das Pedras, Pedreira, Toiama, Córrego do Ouro, Capelinha, Penha (Assentamento) e (Palanquinho), Capivara, Aré (Assentamento), Venâncio (Usina Cachoeiro do Norte), Aré (Valão das Folhas), Floresta/Paraiso, Aldeia, Ilha do Ciro, Taquari Paiol/Arena Kifer, Pedreira, Penha (Sapezal), Ponte Preta, Cubatão, Cavinha, Havaí e Valão do Cágado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *