Itaperuna inova com ZAP da Dengue na luta contra pragas urbanas e arboviroses
A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), está dando um passo à frente na luta contra pragas urbanas e arboviroses. Desde o dia 01 junho, a população passou a contar com uma nova ferramenta: o ZAP da Dengue.
Este serviço permite que os moradores façam denúncias diretamente pelo WhatsApp, usando o número (22) 99749-2535. Essa iniciativa pioneira na região tem como objetivo facilitar a comunicação e melhorar a qualidade de vida na cidade.
O ZAP da Dengue foi criado pensando na praticidade e na eficiência. Com apenas uma mensagem, os moradores podem relatar a presença de larvas de mosquitos Aedes aegypti, ratos, baratas e outras pragas urbanas. A ideia é tornar o processo de notificação mais rápido e acessível para todos.
A ação não possuiu caráter punitivo! Pelo contrário, a iniciativa tem um forte apelo preventivo e educativo. As inspeções realizadas pelos agentes da CVAS objetivam ajudar a população a entender melhor como prevenir a proliferação dessas pragas. Isso significa que, ao invés de penalizar, o foco é educar e orientar, criando uma comunidade mais consciente e proativa no combate a essas ameaças à saúde pública.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Poeys, destacou a importância desse novo canal de comunicação. “O ZAP da Dengue representa um avanço no controle de pragas urbanas. Nosso objetivo é envolver a comunidade de maneira ativa e colaborativa. Com essa ferramenta, esperamos identificar e solucionar os problemas de forma mais rápida e eficaz, promovendo um ambiente mais saudável para todos”, afirma.
Além do WhatsApp, os moradores também podem fazer suas notificações presencialmente no Setor de Notificação do Controle de Vetores e Pragas Urbanas, localizado na Rua Galdino Lessa, 78, no Centro, na Casa Laranja (Central de Exames). Este local está preparado para receber e encaminhar todas as denúncias, garantindo que cada caso seja tratado com a devida atenção.
Jose Mauricio Jorge, coordenador da CVAS, disse que o setor está fazendo uma campanha de divulgação do número. “A ideia é que todos os cidadãos de Itaperuna conheçam e utilizem o serviço. E a resposta da população tem sido positiva. Muitos já estão se engajando e enviando suas denúncias, mostrando que a comunidade está pronta para fazer sua parte”, comenta.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – elogiou a iniciativa. “Entendo que o ZAP da Dengue é mais do que um número de WhatsApp; é um símbolo de como a tecnologia pode ser usada para promover o bem-estar e a segurança de todos”, finaliza.
Então, fique atento! Se você perceber qualquer sinal de pragas urbanas em sua casa ou vizinhança, não hesite! Envie uma mensagem para o ZAP da Dengue no número (22) 99749-2535 e ajude a manter Itaperuna livre dessas ameaças.