Itaguaí: Programa de Tuberculose agora conta com serviço de assistência social

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose agora conta com o suporte de um serviço de assistência social, cujo objetivo é favorecer aos munícipes que tenham acesso às orientações acerca da prevenção da tuberculose e os cuidados daqueles que estão positivados para iniciar o acompanhamento com maior brevidade para redução da transmissão.

Além disso, o serviço social tem um papel muito importante no combate aos estigmas e preconceitos que foram historicamente vinculados à doença, devendo sempre ser afirmado que tuberculose tem cura e seu tratamento é realizado integralmente pelo SUS de forma gratuita.

No âmbito do programa, a assistente social Mônika Camelo que realiza as seguintes ações: orientação social diária aos pacientes que comparecem ao programa; encaminhamento dos pacientes aos serviços da rede municipal para acesso aos seus direitos; busca ativa dos usuários que abandonaram o acompanhamento; busca ativa daqueles que conviveram com as pessoas com TB positivado; visita às unidades da atenção básica da saúde para realização de Sala de Espera e ação preventiva; visita às unidades da Assistência Social para divulgação do Programa e orientação acerca da TB; visitas domiciliares aos pacientes;

A doença
A tuberculose (TB) é causada pela bactéria “Mycobacterium tuberculosis” que afeta prioritariamente os pulmões. O diagnóstico precoce e tratamento é fundamental.

Além da tosse, outros sinais e sintomas podem auxiliar na identificação de pessoas que apresentam tuberculose, como: febre vespertina, tosse persistente por 3 semanas ou mais, emagrecimento e fadiga. O desenvolvimento da forma ativa da doença ocorre em pessoas com maior vulnerabilidade, seja biológica, social ou econômica por conta de condições precárias de vida.

Destaca-se como principais fatores de risco, desnutrição, as doenças que debilitam o sistema imune, como a AIDS, o uso de tabaco, álcool e outras drogas e a dificuldade de acesso aos cuidados de saúde. Além disso, locais com grande aglomeração de pessoas e ambientes com pouca ventilação, constituem-se em ambientes propícios à proliferação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *