Israel anuncia que vai evacuar cidade que fica próxima da fronteira com o Líbano

Israel anunciou que vai evacuar a cidade de Kiryat Shmona, que fica próxima da fronteira com o Líbano, no norte do país. Um comunicado com a medida foi publicado durante a madrugada desta sexta-feira (20).

 

Cerca de 20 mil pessoas vivem na cidade, que está a apenas 2 km da fronteira com o Líbano. A região vive uma escalada de tensão, principalmente por causa de ataques vindos do grupo armado Hezbollah.

Os moradores afetados serão encaminhados para casas bancadas pelo governo de Israel.

“O plano foi aprovado pelo Ministro da Defesa Yoav Galant. Há pouco tempo, o Comando Norte comunicou a decisão ao prefeito da cidade”, afirmaram os militares.

O governo de Israel não deu mais detalhes sobre o que motivou a criação do plano de evacuação.

Apesar da guerra ter sido causada por ataques do Hamas contra Israel a partir da Faixa de Gaza, o Hezbollah declarou apoio ao grupo terrorista, com ataques a partir do Líbano.

Moradores de cidades da fronteira entre Israel e Líbano já haviam começado a deixar suas casas nos últimos dias, principalmente por medo de um agravamento e surgimento de uma nova frente no conflito.

“Não é o mesmo de antes. Nós lidamos com isso. Houve bombas, houve foguetes e nos protegemos em abrigos antiaéreos. Desta vez é um tipo totalmente diferente de ansiedade – medo terrível”, disse Smadar Azoulai, moradora de Kiryat Shmona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *