INSS faz mutirão de análise de pedidos de BPC/Loas no Rio no fim de semana

A Superintendência Regional do Rio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz no próximo sábado e domingo (dias 15 e 16) um mutirão de análise de pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência. A ação acontece na agência da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio.

Nos dois dias de mutirão não serão realizadas perícias médicas. A previsão é que 21 assistentes sociais do instituto realizem cerca de 300 atendimentos extras.

Como participar?

Para ter acesso ao Mutirão de BPC no RJ, o cidadão deve realizar o agendamento para uma das datas disponíveis através da Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Segundo o órgão, a iniciativa tem como foco a redução da fila dos benefícios pendentes de avaliação social. Dados do portal da transparência do INSS mostram que o BPC para pessoas com deficiência tinha a segunda maior fila de em junho, com 437.077 pedidos no estoque. A maior parte dos requerimentos tem tempo médio de espera de até 180 dias, ou seis meses.

A ideia, de acordo com o instituto, é que a ação seja implementada em municípios com o tempo de espera da análise superior a 45 dias. Os mutirões já foram realizados em cidades de outros estados, como Montes Claros (MG), Caruaru (PE) e Juazeiro do Norte (CE).

No Rio, o próximo mutirão acontecem em Macaé, no Norte Fluminense, nos dias 5 e 6 de agosto. Em setembro, a ação deve chegar à Baixada Fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *