II Conferência Municipal de Cultura de Mangaratiba

Com o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’, a Fundação Mário Peixoto realizou nesta terça-feira, 03, no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy, a II Conferência Municipal de Cultura de Mangaratiba. O evento que tem como objetivo debater ideias, experiências e visões sobre como fortalecer e promover a cultura na cidade, contou com a participação da sociedade civil e do poder público.

Durante a manhã foi realizada uma palestra com o assessor histórico do órgão, Luciano Heffner, que contou sobre a história do município com participação de Vania Guerra, representante dos Quilombolas da Marambaia, e de Daniel Soares, cantor do município. Logo após, o grupo de pernas de pau, Gigantes de Mangaratiba, se apresentaram.

Em seguida, a presidente da FMP, Cecília Cabral, entregou Moções de Aplausos para personalidades marcantes na cultura do município, dentre eles: Adriano Evangelista, o Didi do Turma em Cena; os Cantores Daniel Soares e Danielle Valente; o músico Gabriel Américo; Gil do Carmo; Valéria Cabral, e o pintor Clessio Regis, que na ocasião fez a doação do quadro que retrata o casarão do Sahy para a Prefeitura de Mangaratiba.

Após o almoço foi realizada uma palestra sobre o “Lançamento do Pacto Cultural Mangaracultura”, por Gil do Carmo, da FMP. Foram abordados assuntos relativos aos cinco editais que serão lançados. Tendo a questão da diversidade como principal destaque, os editais trarão mais de 400 mil em fomento para a cultura do município.

Na sequência foi feita a leitura do regimento e a apresentação dos eixos: I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; II- Democratização do acesso à Cultura e participação Social; III- Identidade, Patrimônio e Memória; IV- Diversidade Cultural e Transversalidades de Gêneros, Raça e Acessibilidade na política Cultura; V – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e VI – Direito às artes e às Linguagens Digitais.

Ainda foram realizadas as rodas temáticas, votação das propostas e eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Cultura.

Cecília Cabral, presidente da Fundação Mario Peixoto, comemorou a participação da população.
“Este é o momento para definirmos o que é de mais importante para a cultura do nosso município e estou muito feliz com a dedicação e contribuição de cada um”.

Também prestigiaram o evento, o secretário de Comunicação, Waldemar Cesar Ramos, o subsecretário de Comunicação, Roberto Castilho, o secretário de Segurança, Bruno Soares, o secretário de Trânsito, Evandro Ramalho, o subsecretário de Defesa Civil, Carlos Alberto Plácido, e representantes  do Conselho Municipal de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *