Idosa morre após cair em valão em Nova Iguaçu; moradores pedem instalação de guarda-corpo

Uma idosa de 69 anos morreu depois de cair em um valão no bairro Valverde, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Parentes e moradores afirmam que, se tivesse um guarda-corpo no local, a morte teria sido evitada.

No último sábado (11), Ilma Santos da Silva estava com o marido a caminho da igreja em uma van. O veículo quebrou na Rua Desembargador Dinis do Vale.

Ela desceu da van e foi caminhando pela rua. Estava chovendo muito. Ilma se desequilibrou e caiu.

“Meu sogro me ligou dizendo: ‘Vem me ajudar aqui que eu enguicei’. E eu escutei a voz da minha sogra falando ‘Tem muita água’. Eu disse para ficar ali que eu estava indo. Quando eu cheguei perto, já não vi a van aqui. Pensei que a van tinha pegado”, afirmou o genro de Ilma.

Bruno conta que voltou para casa e a filha do casal havia recebido uma ligação do pai, dizendo que Ilma poderia voltar para casa, indicando que os dois se perderam. Mais tarde, souberam que ela havia caído no valão.

Vizinhos pedem providências

Um morador que estava na janela conta que tentou avisá-la, mas não deu tempo. Ele cobra a instalação de uma proteção no lugar.

“Umas 18h25, isso aqui estava um nível só, não dava para ver onde era a rua. Se tivesse o corredor, a pessoa teria como se guiar”, afirmou o aposentado Milton Guedes.

Quem vive na região afirma que se tivesse um guarda-corpo no trecho a idosa não teria caído.

“Se tivesse, ela teria se segurado e não teria caído dentro do valão e a água a levado. A gente segue nessa luta pois teria evitado o acidente. Assim como aconteceu com a Dona Ilma, poderia ter acontecido com qualquer pessoa”, disse a dona de casa Letícia Avelino.

Ilma Santos da Silva morreu após cair em valão durante chuva em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo

Familiares e vizinhos fizeram um protesto na terça (14) pedindo que a Prefeitura de Nova Iguaçu coloque uma proteção no local.

Demora

Os moradores e familiares também acusam o Corpo de Bombeiros de demora no atendimento. Eles afirmam que a queda aconteceu por volta das 18h30 da tarde, mas o socorro só chegou por volta de 21h e que os agentes não desceram do carro para fazer as buscas.

Os parentes de Ilma dizem que o corpo foi encontrado a 2,5 quilômetros de distância do local onde ela caiu pelos próprios familiares.

Ilma Santos da Silva morreu após cair em um valão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo

Ilma Santos da Silva morreu após cair em um valão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense

“A gente sabia que estava ruim o local. Mas a gente tinha a expectativa deles se comoverem pela família, sair do carro e jogar uma lanterna, vasculhar um local. Porque isso ia confortar a gente. Mas eles nem fizeram isso”, disse Bruno, o genro de Ilma.

O Corpo de Bombeiros afirma que fez buscas no local, ao contrário do que foi dito pelos familiares de Ilma.

A Prefeitura de Nova Iguaçu disse que vai mandar uma equipe ao local para construir o guarda-corpo.

Após morte de idosa, Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou que mandará equipe para instalar guarda-corpo ao lado de valão — Foto: Reprodução/ TV Globo

Após morte de idosa, Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou que mandará equipe para instalar guarda-corpo ao lado de valão 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *