14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

IBGE assina protocolo de intenções com Ministério da Previdência Social

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assinou na segunda-feira, dia 1º, um protocolo de intenções com o Ministério da Previdência Social (MPS), na sede do Instituto, no centro do Rio de Janeiro (RJ).

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, firmaram o documento visando estabelecer Acordo de Cooperação Técnica, mobilizando diferentes unidades, para, entre outros, produzir e disseminar informações estratégicas para a formulação e execução de políticas públicas em âmbito nacional e regional.

Na assinatura, Lupi destacou o papel do IBGE no fomento de dados estatísticos. “Vejo o IBGE como o grande condutor de todos os dados públicos do governo federal. O Instituto tem expertise, respeitabilidade e experiência para ser o coordenador de todas as informações necessárias para que os órgãos públicos atuem de maneira mais sintonizada, todo mundo sabe o que o outro está fazendo”, disse Lupi.

 

O ministro acrescentou que o encontro teve o objetivo de “avançar no sentido de cooperação para elaboração de um retrato da Previdência Social nos próximos 25 anos, os impactos para o país e, principalmente, para a defesa da camada mais vulnerável da sociedade. Este protocolo será uma espécie de guarda-chuva que abrigará vários acordos que podemos fazer nos próximos anos. Este é o pontapé inicial de um processo que renderá muitos resultados positivos à sociedade brasileira”.

Presidente do IBGE, Marcio Pochmann salientou que “a iniciativa está relacionada a um trabalho que diz especificamente ao que o Instituto desenvolve com relação ao comportamento da demografia brasileira e a perspectiva para os próximos anos, constituindo um elemento fundamental para a própria Previdência nas próximas décadas”.

Pochmann explicou que o protocolo de intenções terá, na sequência, “um plano de trabalho específico das atribuições do IBGE, e que também estabelece compromissos por parte do Ministério da Previdência Social, como a questão de espaços físicos que o Ministério dispõe no Rio de Janeiro e em outros locais que possam atender as necessidades do Instituto”.

Além do presidente Marcio Pochmann, o assessor da Presidência, Denis Gimenez a diretora executiva, Flavia Vinhaes, a diretora de Pesquisas, Elizabeth Hypólito, a diretora de Geociências, Ivone Lopes Batista e o coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), Paulo Jannuzzi, representaram o Instituto no encontro.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, os assessores especiais Renata Magioli dos Santos e Bruno Ribeiro Cardoso, além do superintendente regional Sudeste III do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Marco Fernandes, foram os representantes do Ministério no acordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *